Header Ads

Mr. Holmes

Mr. Holmes é um dos filmes mais elegantes da temporada e traz Ian McKellen em uma atuação soberba e que me fez olhar com carinho para tela, no take final, e dizer: que prazer e que honra é acompanhar a carreira desse fabuloso ator.

Dirigido por Bill Condon, que já fez parceria com McKellen no ótimo Deuses e Monstros o lindo roteiro é adaptado do romance de Mitch Cullin, A Slight Trick of the Mind. Temos Holmes no fim da vida, com 95 anos, cuja ocupação é cuidar de suas abelhas e seu apiário. Mas há algo estranho no famoso investigador. O peso da idade coloca em xeque sua maior virtude, o raciocínio lógico. É difícil estabelecer a lógica, quando a memória já não é mais a mesma.

Mas o brilhantismo da história está na reflexão de Holmes, que mesmo com todo sua sagacidade e inteligência, não consegue decifrar o maior mistério da humanidade: o que acontece realmente no âmago de um ser humano? O mais delicioso é que esse mistério, mesmo com Holmes, permanecerá indecifrável. É elementar meu caro leitor.

Ps 1: Há uma rima visual com o jovem Holmes no cinema que remete ao igualmente saboroso O Enigma da Pirâmide, filme que conta a juventude do detetive.

Ps 2: Obrigado Ian McKellen, por seus 76 anos de talento. Eu sei que um dia você vai ter que ir embora, mas antes que isso aconteça, meu muito obrigado.



Mr. Holmes (2015)
Direção: Bill Condon
http://www.imdb.com/title/tt3168230/

  Gilvan Marçal - gilvan@gmail.com
-

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.