Header Ads

Círculo de Fogo

Pra quem, como eu, assistiu dezenas de episódios das séries Ultraman, Spectreman e filmes do Godzila, Círculo de Fogo é diversão garantida. Guilherme Del Toro consegue nos levar de volta à infância, em que monstros gigantescos precisam ser combatidos por heróis, igualmente enormes. O diretor deixa bem claro que trabalha para realizar um eficiente filme pipoca. Não há aquela vaidade para assinar uma cena ou outra, com firulas ou planos cheios de virtuoses, mesmo Del Toro sendo muito habilitado para isso. Ele quer é resgatar o menino que brincava de monstros na infância dentro de cada um.

Visualmente o longa é espetacular. Incomodou-me um pouco o fato do cenário de grande parte das batalhas serem noturnas e chuvosas. Entendo que isso ajuda a tornar o CGI mais real e bem disfarçado, não com aquela cara fake (falsa) vista em Transformers.

Claro que o filme tem seus tropeços, sobretudo na superficialidade da história. "É um filme de monstros e não precisa ter uma grande história", dirão alguns. Realmente não precisa de uma grande história, mas precisa de uma boa. Os monstros saem de uma fenda no Pacífico, numa espécie de portal dimensional à lá Thor, uma invasão para dominar o planeta tipo Os Vingadores, na qual basta uma ogiva nuclear para finalizar o assunto e ver o alien, com cara de pateta, explodir pelo ares ao estilo Independece Day. Convenhamos que o enredo de Círculo de Fogo e, mesmo, o drama dos seus protagonistas não são tão interessantes. O que vale a pena mesmo é ver o robôs e monstros em ação.

Não creio que Círculo de Fogo tenha fôlego para render uma série de filmes divertidos como o realizado por Del Toro, mas há sim apelo comercial para futuras continuações. Talvez aprofundar o que ficou raso no longa. Senti-me novamente um menino vendo Jaspion no seu gigante Daileon matando o Satan Goss. Para muitos isso talvez não signifique nada, mas para o menino que ainda mora em mim Círculo de Fogo fez meus olhos reluzirem um tempo que sinto saudades.



Círculo de Fogo (Pacific Rim - 2013)
Direção: Guillermo Del Toro
http://www.imdb.com/title/tt1663662/

Gilvan Marçal - gilvan@gmail.com
-

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.