Header Ads

Gravidade

Em um determinado momento de Gravidade, novo assombro cinematográfico do diretor Alfonso Cuarón, o corpo da astronauta Ryan Stone (Sandra Bullock) flutua perdida no infinito, tão pequena e insignificante quanto as milhões de estrelas ao fundo. Em meio a escuridão profunda do universo, mal conseguimos enxergar Ryan, o que faz o espectador refletir: como somos invisíveis diante disso tudo.

Gravidade é uma obra fundamental para quem aprecia ficção científica, um bom filme de suspense ou para aquele garoto que um dia sonhou em ser astronauta. O longa é uma crônica existencialista que me lembrou muito o ótimo Árvore da Vida, porém filosoficamente menos complexo. Há um quê de Náufrago com aquela torcida angustiante para que o protagonista consiga redenção após tanto sofrimento. E como sofre a Srtª Sandra Bullock, que está muito bem na tela, mas não dá para comparar com Tom Hanks e seu companheiro Wilson. Ainda assim, a atriz consegue entregar a mensagem proposta pelo longa e tem a ajuda do sempre eficiente George Clooney.

Vale nota a trilha sonora de Steven Price que preenche o vazio e o vácuo do espaço, afinal a explosão não tem som lá, com uma ambientação impactante. O mais interessante é que mal notamos essa moldura sonora do impressionante quadro visual que é apresentado. O show fica mesmo por conta dos efeitos visuais e as escolhas estéticas de Cuarón. Não dá para saber o que é efeito CGI e o que não é. No fundo, Cuarón usa a personagem de Clooney para contemplar a beleza que é nosso planeta, e criticar, de forma muito sútil, o que estamos fazendo com ele.

Gravidade é um dos melhores filmes da temporada 2013 e certamente será lembrado por anos, assim como Contato, Apollo 13 e o grande clássico 2001 - Uma Odisseia no Espaço. O maior problema do filme será a discussão de mesa de bar - Qual é melhor filme do diretor: Gravidade ou Filhos das Esperança? Eu fico com o segundo, e você?



Gravidade (Gravity - 2013)
Direção: Alfonso Cuarón 
http://www.imdb.com/title/tt1454468/

Gilvan Marçal - gilvan@gmail.com
-

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.