Header Ads

O Verão da Minha Vida

Quando jovem, ou melhor, adolescente, o mundo parece mover-se em uma velocidade muito maior e incompatível com nossa possibilidade de absorção e entendimento de como a "banda toca no mundo dos adultos". O ótimo O Verão da Minha Vida não só marca a estréia de uma dupla promissora (Nat Faxon e Jim Rashe - que já ganharam Oscar) na direção, mas também consegue sintetizar, fugindo dos clichês, a dificuldade da transição da criança para o mundo adulto.

Duncan (com o ótimo Liam James) é um jovem caladão, que anda meio corcunda, cuja separação dos pais ainda o afeta emocionalmente. Como nada é tão ruim que não possa ficar pior, ele terá que passar as férias de verão com o novo namorado da mãe. Deslocado dentro dessa nova conjunção familiar e também socialmente, ele precisa encontrar uma maneira de que esse desastroso verão passe o mais rápido possível.

Nota para a atuação sempre estranhamente deslumbrante de Sam Rockwell. Mas quem está instigante é Steve Carrel, como o namorado picareta da mãe de Duncan. Estamos sempre acostumados a vê-lo com um cara bonzinho e boa praça, como de O Virgem de 40 Anos, aqui ele constrói algo bem próximo de um vilão. Agradou-me muito essa nova perspectiva do ator.

Os louros de O Verão da Minha Vida são para a dupla que dirigiu e escreveu o longa Nat Faxon e Jim Rashe, que no primeiro roteiro para cinema, Os Descendentes, já levaram a tão desejada estatueta dourada. Assumindo também a direção, a dupla constrói um filme saboroso, engraçado e reflexivo na medida certa. Não chega a ser um Conta Comigo, mas trilha o mesmo caminho. Veja a cena final, com a mãe pulando os bancos do carro para ficar ao lado do filho. Um cena, sem diálogos, mas muito coisa sendo dita. Fiquem de olho nesses dois malucos, que por sinal, atuam no filme.



O Verão da Minha Vida (The Way Way Back - 2013)
Direção: Nat Faxon e Jim Rash
http://www.imdb.com/title/tt1727388/

Gilvan Marçal - gilvan@gmail.com
-

Um comentário:

  1. O trabalho do Amanda Peet sempre me pareceu muito bom em comédia, espero que sua nova série que sai em janeiro pela HBO é tão bom.

    ResponderExcluir

Tecnologia do Blogger.