Header Ads

Um Homem Entre Gigantes

A descoberta do Dr. Bennet Omalu, é algo digno de aplausos e merecia mesmo um filme para exaltá-lo. Uma pena que a direção e o roteiro de Peter Landesman, baseado em um artigo, só enxerga essa exaltação e não aprofunda como a doença (encefalopatia traumática crônica - CTE) descoberta por ele impacta os jogadores de futebol americano e suas famílias. É um bom filme, mas muito mais pra quem gosta da NFL e quer saber mais sobre essa tal de concussão.

Toda a chatice de Will Smith sobre a falta de diversidade no Oscar é apenas muita fumaça onde não há tanto fogo. Will interpreta bem um nigeriano, com seu sotaque, que batalha para ser um bom americano, só isso. Não tem a mesma força de trabalhos anteriores como em À Procura da Felicidade e Ali, coincidentemente, quando ele foi indicado a estatueta dourada. Se o roteiro fosse mais amplo, olhando para além da medicina, talvez Will tivesse mais chances de se mostrar.

O longa peca em apenas recriar o embate ciência versus negócio, ou seja, a medicina de Omalu contra a toda poderosa NFL. Não dá pra chegar na TV e dizer que os impactos de cabeça do esporte mais importante dos EUA poderão, a longo prazo, sequelar seu filho que pratica o futebol americano na escolinha ou no colégio. A verdade é sempre dura e tende a doer muito mesmo. Não é natural o ser humano ter tantas colisões. Mesmo o praticante mais idiota de futebol americano sabe disso e nem precisava do Dr. Omalu para esclarecer algo óbvio como: tanta pancada não deve fazer bem à saúde. Então por que ele continuam praticando? Essa é a pergunta que o filme nem passa perto. O futebol americano, como seu irmão mais velho, o nosso futebol, é um caminho quase único para que o americano de baixa renda chegue à universidade e talvez tenha uma expectativa de vida melhor. Ou você encara de frente esses brutamontes e se arrisca atrás de um touchdown, ou terá que viver aqui fora, em subempregos tão prejudiciais à saúde quanto as colisões do futebol americano.

Um Homem Entre Gigantes é um filme fundamental para quem aprecia o esporte, mas não deve fisgar quem não sabe bulhufas sobre a bola oval.



Um Homem Entre Gigantes (2015)
Direção: Peter Landesman
http://www.imdb.com/title/tt3322364/


  Gilvan Marçal - gilvan@gmail.com
-

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.