Header Ads

O Quarto de Jack


A temporada de prêmios sempre traz uma daquelas obras "independentes" realizadas com menos recursos, mas cujo impacto é inesquecível. O Quarto de Jack é mais um exemplar clássico dessa regra, cujo filme vai te chacoalhar de tal maneira, que não assuste se quando os letreiros finais subirem você, ainda em lágrimas, agradecer a Jack. Melhor, agradeça a Jacob Tremblay, o garotinho fantástico que nos apresentou Jack.

O quanto menos se sabe sobre O Quarto de Jack melhor será o impacto. O enredo nos remete automaticamente ao caso Natascha Kampusch, que ficou aprisionada por oito anos. O roteiro foi adaptado pela própria escritora do romance homônimo, Emma Donoghue, cujo diretor Lenny Abrahamson (Frank) simplesmente está lá para deixar a estória ser bem contada, sem firulas e sem floreios.

O herói, Jack, não só é o protagonista, mas também é quem nos conduz por sua história. Enxergamos o mundo dele e como ele encara esse pequeno mundo, que mais tarde se torna enorme. Fica tão grande que sua mãe (a ótima Brie Larson) não consegue suportar bem. Nosso herói, Jack, o Sansão pequenino, a salva não só uma, duas, mas três vezes, e ainda nos dá uma aula de psicoterapia na espetacular cena final.

O Quarto de Jack nos aprisiona na mente desse garotinho que só queria ter um cachorro de verdade e velas para seu bolo de aniversário. No fundo, o mundo nos aprisiona, assim como no filme, na qual eles saem de um quartinho, para ficarem presos dentro de casa, fugindo da imprensa ou dos seus medos. É fundamental enfrentar o desconhecido e se despedir daquilo que um dia lhe fez mal. Na sabedoria simples de Jack, o quarto, nunca lhe fez mal. Foi apenas um ciclo que terminou, sendo bom ou ruim, ele teve seu aprendizado. A vida deve seguir, diz Jack de maneira figurada para sua mãe na cena da despedida. O melhor disso tudo, é que foi uma criança que nos ensinou isso. Ou seja, devemos prestar mais atenção no que elas tem a dizer, sempre.



O Quarto de Jack (2015)
Direção: Lenny Abrahamson
http://www.imdb.com/title/tt3170832/

  Gilvan Marçal - gilvan@gmail.com
-

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.