Header Ads

Busca Implacável 3

Mais de três filmes, virou franquia, então é um lixo? Não é bem assim, afinal, o que eu vou dizer sobre a trilogia O Poderoso Chefão, O Senhor dos Anéis, e muitas outras. Busca Implacável 3 é muito inferior aos dois filmes anteriores (1 e 2), contudo consegue entregar um thrilher de ação eficiente que peca apenas em insistir em uma receita que vem dando certo. Fale-me, da última temporada, qual foi o filme exuberante do gênero de ação? Para mim No Limite do Amanhã, que é muito mais uma ficção científica, um pouco complicada demais para o espectador médio do cinemão pipoca de Hollywood. Ou seja, o terceiro capitulo da saga de Bryan Mills só existe por que não tem nenhuma produção, no mínimo boa, para competir com ele.  

É saboroso acompanhar a máquina de matar Bryan Mills novamente. Por mais que a história comece bem, e escorregue muito em seu final, compartilhar mais alguns minutos na telona em companhia de Liam Neeson e sua pose de sujeito durão, vale o ingresso. As sequências de ação e perseguição continuam muito bem conduzidas pelo diretor Olivier Megaton, criando aquela sensação de urgência típica do gênero. Mas não vai além disso, soando apenas como mais um bom filme de ação. É preciso querer mais e inovar, mas fico satisfeito em ver um longa que entrega bem aquilo que se propôs a fazer.

Pena que o roteiro explora com pouco profundidade a tragédia que é a força motriz da trama. Acompanhamos Bryan Mills fugindo, batendo, matando, e não há tempo para que ele internalize o impacto daquilo tudo. Talvez explorar o homem por trás da máquina de matar. No fim a conclusão é meio sem graça, pois como pode alguém tão irrelevante causar tantos danos à vida de Mills se nem a máfia albanesa conseguiu nos dois filmes anteriores? A ausência de um antagonista que cause temor ao espectador diminui muito a força da trama, levando o filme, muitas vezes, ao lugar comum.

Infelizmente, Busca Implacável não deveria ter outras continuações, pois a tendência é que a cada novo capitulo, a franquia vá se enfraquecendo e perdendo estrelas comigo. Esse terceiro capítulo fecha com decência a saga de Brian Mills. Mais que isso é transformar o talentoso Liam Neeson em uma outra máquina, só que caça níquel.



Busca Implacável 3  (2015)
Direção: Olivier Megaton
http://www.imdb.com/title/tt2446042/

Gilvan Marçal - gilvan@gmail.com
-

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.