Header Ads

Poder Paranormal

Em um determinado momento em Poder Paranormal, eu olhei atônito ao perceber que o protagonista do filme não era quem eu pensava. Um acontecimento redireciona completamente a narrativa e, eu temi que a boa história, até ali contada, fosse se perder. Para minha felicidade, o filme se ergue e caminha de forma ordenada para seu fim. Com uma conclusão satisfatória, mas um tanto abrupta e complexa, Poder Paranormal reúne um bom elenco em torno de uma interrogação: existe mesmo pessoas com poderes paranormais?

Nicolau Maquiavel disse em sua mais famosa obra, O Príncipe, que mais importante que ser é parecer ser. Muitas pessoas que se dizem videntes e com poderes, em grande parte dos casos, usa da carência humana ou de suas crenças para enganá-las. Prometem curas milagrosas e encenam elaboradas performances de ilusionismo. Tudo para que as pessoas acreditem, comprem os livros e paguem pelos shows. A cientista Margaret Matheson (Sigourney Weaver) e seu assistente Tom Buckley (Cillian Murphy) possuem o ofício de desmascarar esses malandros.

No fundo Poder Paranormal questiona a nossa fé. Precisamos ser racionalistas e céticos para vivermos nesse mundo, mas não há como se enganar que algumas coisas nesse planeta são um tanto inexplicáveis. A escolha de Robert De Niro como o antagonista, o vidente Simon Silver, é fundamental para criar a atmosfera de dúvida e medo para o espectador. De Niro nem precisa se esforçar muito para conseguir nos enganar. Bem, se é que ele está mesmo nos enganando. A questão que fica para quem assiste é saber: ele é ou parece ser um paranormal?

Dirigido e escrito por Rodrigo Cortés (Enterrado Vivo), o longa segue em um bom ritmo, instigando o espectador a explorar o que vem na próxima cena. Infelizmente, o roteiro tem suas escorregadas, sobretudo na avalanche de informações no último ato, o que pode deixar alguns espectadores perdidos. A conclusão da história é boa, mas a forma para chegar até ela e que merecia um pouco mais de esmero. Convenhamos, um vidente que durante anos ninguém descobre se ele real ou uma farsa, não pode ser desmascarado a partir de uma constatação de dois estagiários.



Poder Paranormal (Red Lights  - 2012)
Direção: Rodrigo Cortés
http://www.imdb.com/title/tt1748179/

Gilvan Marçal - gilvan@gmail.com
-

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.