Header Ads

Filhote

Enquanto faz uma viagem de duas semanas pela Índia com seu namorado, a mãe do garoto Bernardo o deixa hospedado na casa de Pedro, seu tio homossexual. Por determinado motivo, a mãe ultrapassa o tempo planejado, deixando o filho indeterminadamente na casa do irmão. O relacionamento entre Bernardo e Pedro se estreita com a convivência e eles desenvolvem um sentimento de grande afeição mútua.

O filme de Miguel Albaladejo aborda o mundo gay de forma humana e muito divertida. Pedro é um dentista com confortável situação financeira e vida social ativa. Tem muitos amigos, sai à noite para boates e recebe de tempos em tempos a visita de um amante francês. Não possui trejeitos gays, é um homem robusto, acima do peso, barbudo, de camisa social xadrez, coincidentemente ou não, muito semelhante à boa parte da sua turma de amigos. É acolhedor como um Papai Urso. Bernardo encontra nele uma maior estabilidade, tanto emocional quanto financeira, do que na mãe de comportamento hippie e adolescente. No filme, há uma disputa de guarda entre Pedro e a avó conservadora do garoto, numa questão envolvendo políticas sobre a adoção de uma criança por uma pessoa com essa orientação sexual e a visão ultrapassada da sociedade e do sistema judiciário sobre o mesmo tema. A história se passa na Espanha, mas poderia ocorrer em diversos outros países.


Filhote (2004)
Direção: Miguel Albaladejo
Elenco: José Luis García Perez, David Castillo, Empar Ferrer, Elvira Lindo.

Mariana Souto - souto_mariana@yahoo.com.br

7 comentários:

  1. Cara Mariana,

    Nesta frase "aborda o mundo gay de forma humana e muito divertida"

    O que significa "de forma humana"??

    Abraços...

    ResponderExcluir
  2. Marina, lhe apresento Carlos Eduardo Chies , ele é colunista no 16 por 6 anamorphic. É um do caras mais bacanas que acessam o blog. Ri muito ao ler o quetionamento dele, pois os comentários deles sempre geram discussões enriquecedoras. Quero ver essa discusão no comentários...

    ResponderExcluir
  3. Olá!
    O que eu quis dizer com essa expressão é que o filme aborda o mundo gay de uma forma próxima e humanizada, mostrando o cotidiano, as frustrações, as alegrias, os dilemas de pessoas homossexuais, ao contrário de vários filmes que o fazem de forma estereotipada e preconceituosa. O filme não rotula, mas aproxima-se da humanidade dos personagens, sendo eles gays, heterossexuais, idosos, crianças.
    Talvez vendo o filme você tenha uma idéia melhor do que estou querendo expressar. Talvez também exista palavra melhor, que facilite a minha descrição do filme sem gerar algum mal-entendido.
    Aprecio a visita ao blog! Continue comentando!
    Abraços!

    ResponderExcluir
  4. Parabéns pelo blog, por indicação de Pablo estou visitando vcs.
    Mariana, entendi perfeitamente o que vc quis dizer; tenho gostado dos seus textos.
    Grande abraço
    Marcos Chaves

    ResponderExcluir
  5. Uma dúvida: se eu fizer algum comentário sobre um post mais antigo (ex: cães de aluguel) vcs recebem algum aviso de que tem comentário novo? É que achei interessante algumas críticas mas não gostaria de comentar se vcs não forem ler...

    ResponderExcluir
  6. Claro... Marcos recemos um aviso quando alguem posta um cometnario e onde posta. Vamos lá e repondemos. Senta a brasa. Blogo fooi feito pra isso... discutir. Queremos gerar discussão e quem sabe dessas discusões ter novos colunistas aqui no blog. Há tanto a se escrever.
    Gilvan

    ResponderExcluir
  7. Claro, Marcos, comente à vontade! Gostamos muito da participação dos leitores!

    ResponderExcluir

Tecnologia do Blogger.