Header Ads

Yogen - Premonition


Seção Caixão do Ivão - Horror Asiático Parte I

O Horror Asiático está na moda, basta ver a quantidade de Remakes americanos para os sucessos orientais. ‘O Chamado’ abriu as portas para o cinema asiático no ocidente, o remake fez tanto sucesso, que outros já tiveram também sua recompilação pelos Yankes, como por Exemplo ‘O Grito’ remake de Ju-On, ‘Água Negra’ remake de Dark Water, e vários outros que estão por vir. Infelizmente, os Remakes não conseguem superar os originais, mas a vantagem disso é que agora estamos tendo acesso aos filmes originais, hoje já podemos encontrar nas locadoras a trilogia Ringu (O Chamado), The Eye I e II (o segundo foi lançado aqui como Visões, e passou até nos cinemas), Dark Water, Yogen – Premonition. Nesta primeira parte de minhas críticas sobre asiáticos, vou falar sobre tres filmes, Yogen – Premonition, Kairo – Pulse e A Tale of Two Sister, estes que são sucesso lá no oriente e aos poucos estão invadindo o ocidente.

O Terror da Premonição

Um dia estava andando pelo Shopping Oiapoque (quem é de BH sabe do que se trata) e vi a capa deste filme, o mesmo estava traduzido com o título de ‘Visões’, imaginei que era o The Eye II, mas fiquei curioso e pedi para que o vendedor me mostrasse o DVD, comprei por curiosidade. O filme é do diretor Norio Tsuruta (o mesmo diretor de Ringu 0 – Birthday).

O assunto principal do filme é premonição. O começo do filme mostra um homem que vê em um velho jornal o meio da estrada que sua filha está morta em um acidente, logo depois o acidente ocorre como descrito no jornal. A partir daí começa a investigação do casal sobre o ocorrido, o protagonista do filme está sempre tendo acessos de premonição e recebendo jornais com notícias do que vão acontecer, ele passa a procurar outras pessoas que tem o mesmo dom (ou maldição) para tentar procurar ajuda. Mas o que ocorre é que o protagonista está cada vez mais duvidando de sua insanidade, ele tenta usar o poder para ajudar as pessoas, mas seria correto mudar o curso das coisas? O filme começa como a maioria dos horrores nipônicos, começa lento, mostrando o drama entre os personagens, do meio pra frente o filme tem um rítimo acelerado, porém muito confuso, os fatos não se ligam nem se explicam, essa é uma característica do horror asiático, deixar que o expectador descubra o sentido do filme. Muitas vezes por mensagens subliminares ou simbolismos. Yogen será lançado em breve nas locadoras com o nome de ‘O Terror da Premonição’. Vale a pena dar uma conferida.

Yogen – Premonition (2004 – Japão)
Direção – Norio Tsurata
Elenco: Daisuk Ban, Maki Horikita, Hana Inoue

Ivo Costa - Ivodcs@gmail.com

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.