Header Ads

Seção Caixão do Ivão

Caros leitores do Cinesequência, estamos inaugurando essa nova coluna, onde serão postadas críticas de filmes do ‘Cinema Fantástico’ (filmes de horror, ficção, loucuras do gênero). É dedicada a antigos e novos filmes do ‘gênero’ (rótulo dos filmes fantásticos). Aqui vocês encontrarão de tudo, desde filmes trash de classe B, até filmes cult, todos que merecem sua devida atenção. Para inaugurar a coluna, falarei sobre a trilogia Evil Dead de Sam Raimi que lançou o diretor ao estrelato, sendo ele hoje responsável pela direção da franquia de O Homem Aranha, e dono da Ghost House, produtora voltada para filmes do Gênero.

Evil Dead – A Morte do Demônio

Realizado com pouquissímos recursos, Evil Dead se tornou um ‘cult’ do gênero, devido a habilidade de Sam Raimi na direção do filme. A trama é simples, um grupo de jovens que vai passar um final de semana em uma cabana ‘abandonada’ no meio de uma floresta, lá eles encontram um livro dos mortos, ‘Necronomicon’, este que tem o poder de trazer antigos demônios para o nosso mundo. Os jovens acionam um gravador que tem as passagens do livro, narradas por um arqueólogo que o estudava na cabana, aí começa a agonia dos jovens. Demônios são libertados e possuem os humanos que viram Zumbis e atacam os companheiros. Sam Raimi com efeitos simples, ótimo jogo de câmera e edição nervosa conseguiu criar um dos filmes mais agonizantes e claustofóbicos do gênero. Os demônios atormentam Ash (Bruce Campbell), que sozinho, além dos demônios, tem de enfrentar sua própria sanidade. A tradução é ridícula, o correto seria ‘Morte demoníaca’. O mestre do horror Stephen King rotulou este filme como ‘O mais Feroz do Ano’, precisa dizer mais alguma coisa?


Evil Dead - A Morte do Demônio (1983)
Direção: Sam Raimi
Elenco: Bruce Campbell


Evil Dead II – Dead by done – Uma noite Alucinante II

Sam Raimi é um cara inteligente, devido ao grande sucesso de Evil Dead, ele realizou a continuação do filme, que na verdade não é uma continuação. Como assim? Vou explicar, a história é diferente, porém com a mesma idéia do primeiro. Ash (de novo Bruce Campbel), vai a cabana com sua namorada, e lá encontra o livro junto com o gravador, e aí já se viu, Ash põe o gravador pra rodar, e liberta os demônios. Estes possuem sua namorada, que ele tem que enfrentar. Boa parte do filme se passa com Ash sozinho enfrentando as apurrinhações dos demônios, inclusive sua própria mão que é possuida. Este filme foi realizado com mais recursos, então, com efeitos e maquiagens mais bem trabalhados que o primeiro. Sam Raimi decidiu dar um toque de humor negro ao filme (a cena da mão é hilária, além das caretas de Bruce Campbell), que serve como alívio cômico a tanta tensão do filme, e o deixa mais aceitável ao público. A figura de Ash, neste funciona como a de um herói, com a motosserra, e sua 12 de cano serrado. Nem por isso, Evil Dead II deixa de ser um dos melhores filmes do gênero.


Uma Noite Alucinante II (1987)
Direção: Sam Raimi
Elenco: Bruce Campbell

Evil Dead III – Army of Darknees – Uma noite Alucinante III

O terceiro filme da franquia é mais ambicioso, porém é o mais fraco da série. Ash está na era medieval (quem viu o filme anterior entenderá por que). E lá ele encontra um reino assolado pelos demônios que ele libertou em seu mundo. Ash, prisioneiro do rei enfrenta os demônios e é reconhecido pelo Reino como o ‘herói que veio para libertar o mundo do mal que assola’. O personagem de Ash está totalmente surtado e arrogante neste filme, 100 vezes mais insano que o segundo, aceita a missão de ir resgatar o livro sob a condição de ser mandado de volta a seu mundo. Porém Ash não cumpre totalmente sua missão e liberta um exército de demônios. A pincípio, o arrogante Ash hesita, mas lidera o exército do Rei contra o ‘Exército da Escuridão’. O filme tem ótimas cenas de lutas, e ótimos efeitos especiais (superando os dois anteriores), além do humor negro cada vez mais escrachado, que nesse chega a irritar um pouco. Este filme funciona mais como aventura do que horror, existem duas duas versões com finais diferentes, ambos ótimos. E assim termina a trilogia Evil Dead, que serviu de influência para vários filmes, principalmente, o elogiado Cabin Fever de Eli Roth. Já se fala em uma remake do primeiro filme, porém Bruce Campbell não quer fazer parte, totalmente desnecessário. Fala-se também em uma quarta parte do filme, além também de outro filme onde o ‘Herói’ Ash enfrentará Freddy e Jason, isso é o retrato da falta de criatividade dos diretores atuais para filmes de horror. Mas seria até interessante ver Ash enfrentando LeatherFace (O Massacre da Serra Elétrica), quem sabe alguém não tem uma idéia maluca dessa.



Uma noite Alucinante III (1993)

Direção: Sam Raim
Elenco: Bruce Campbell

Ivo Costa - ivodcs@gmail.com

Um comentário:

  1. Oi,
    Como sou fã de vocês e leio tudo que escrevem , foi muito legal essa nova idéia de colocar filmes de horror , ficção, dá uma pitada no site e que a maioria das pessoas não comentam muito , adoro esse tipo de filme .Muito legal.
    Carol

    ResponderExcluir

Tecnologia do Blogger.