Header Ads

Contágio

O Fim do Mundo por meio de uma grande epidemia é um tema recorrente no cinema. Curiosamente, o gênero de horror tem excelentes obras a respeito, em que se destacam os dois filmes da bilogia Extermínio. Já as produções dramáticas não tiveram tanto êxito, com raras exceções como Epidemia, em 1995. Contágio, é uma tentativa interessante de explorar como as pessoas e o governo reagiriam diante de uma doença letal e desconhecida que devasta o planeta em menos de um ano. Com um elenco recheado de estrelas, Soderbergh realiza um filme eficiente que cumpre sua meta, chegando onde pretende. Contudo, fica aquela pergunta: Se isso fosse uma série de TV, poderia render muito mais.

Os 106 minutos do longa parecem poucos para explorar toda a devastação emocional que a epidemia gera nas personagens. O drama vivido Mitch Emhoff (Matt Damon) e sua filha, carecia de mais tempo. Uma ferida tão grande na vida dessas pessoas, demora a cicatrizar. O roteiro é hábil ao explicar toda a história ao redor do vírus, sua origem, o contágio e a busca pela cura, e ainda explorar o impacto disso nas diversas personagens. Um trabalho árduo, mas que deixa seus pequenos furos. A resposnável da Organização Mundial de Saúde, interpretada por Marion Cotillard, tem apenas a função de trazer ao roteiro um explicação para origem do vírus, que aliás, não é ela quem o descobre. Portanto, a personagem não tem uma grande função narrativa para a obra. Analisando mais de perto, esse pequenas arrestas ocorrem também nos outros personagens. Faltou tempo para explorar as outras camadas, sobretudo, como as pessoas reagem diante da escassez de comida e água, e amedrontadas com a possibilidade de contágio a partir do contato humano.

Soderbergh é um diretor tarimbado e conduziu Contágio com a competência que lhe é habitual. A questão que fica é:  Como definir o tamanho da história que se quer contar? Tente imaginar a Trilogia O Poderoso Chefão condensado em apenas um filme? O público merecia um arco narrativo maior, o que talvez surtir-se mais efeito o impacto da mensagem:  o ser humano é espécie muito frágil.


Contágio(Contagion - 2011)
Direção: Steven Soderbergh
http://www.imdb.com/title/tt1598778/

Gilvan Marçal - gilvan@gmail.com
-

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.