Header Ads

O Enigma do Outro Mundo

O carente gênero do horror parece o mais afetado pela síndrome da escassez criativa de Hollywood. Daí tem-se uma avalanche de refilmagens, adaptações e prelúdios.  O Enigma do Outro Mundo é uma tentativa um pouco desengonçada  de fazer uma homenagem ao clássico  longa original da década de 1980, na qual Kurt Russell ateava fogo no continente Antártico. O filme até soa agradável para os mais jovens que não curtiram a obra do mestre John Carpenter. O que difere do original é a condução bem menos requintada do suspense em saber: "qual dessas pessoas é o alien?".

O longa não faz feio, se comparada as recentes e medíocres produções do gênero. Ela proporciona uma boa diversão e alguns bons sustos ao espectador. Como já está ficando tristemente habitual nos recentes filmes de horror, o monstro é apresentado cedo demais. Teme-se mais aquilo que se desconhece e que não se vê. Esse pessoal não viu Alien, o Oitavo Passageiro não? Prefere-se mostrar um monstrengo, cujo design de arte e os efeitos são bem preguiçosos, do que elevar a enésima potência o suspense. Nesse ponto, o cinéfilo mais tarimbado pode não receber bem a produção. Há um abismo colossal entre a direção do estreante Matthijs van Heijningen Jr. e o mestre Carpenter. Poxa, tem um monstro por aí, ele pode ser qualquer um do grupo e está fazendo menos de 30 graus lá fora. Esse prelúdio não consegue trazer essa angústia até a boca do espectador, o que sobrava no filme de 1982.

Contudo, o roteiro reserva uma bela rima narrativa após a conclusão da trama. Durante os letreiros finais há cenas mostrando que, apesar de todo esforço de Kate (Mary Elizabeth Winstead) para eliminar o monstro alienígena, talvez ela tenha deixado escapar algo. Um dos poucos sobreviventes da base começa a perseguir um cão, o que casa perfeitamente com sequência inicial do longa original de 1982. Com essa mísera cena, o filme se redime, tornando uma grata homenagem a essa fascinante estória de ficção científica escrita em  1948, por John W. Campbell Jr. Portanto, se você viu o original tem que ver esse. Senão viu, veja os dois.


O Enigma do Outro Mundo (The Thing - 2011)
Direção: Matthijs van Heijningen Jr.
http://www.imdb.com/title/tt0905372/

Gilvan Marçal - gilvan@gmail.com 
-

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.