Header Ads

Se Enlouquecer, Não Se Apaixone

Tem dias que dá vontade de sumir, em virtude dos desafios e  problemas que a vida lhe proporciona. Isso é natural. Para um adolescente de 16 anos, que quase sempre dramatiza excessivamente, o mesmo contexto traz á tona tendências suicidas. Craig é um jovem comum que luta para vencer suas limitações e, como todos, não sabe muito bem como conquistar a garota dos seus sonhos. Infelizmente, a tal paixão é namorada do seu melhor amigo, portanto, a única coisa a fazer é tentar se jogar de uma ponte. Felizmente, Craig é um jovem bem informado e ligou para o disque suicídio antes, cujo orientadores lhe indicaram procurar urgente um hospital.

Se Enlouquecer, Não Se Apaixone é uma excelente comédia-dramática que possibilita ao espectador rir das gags do sempre eficiente Zach Galifianakis e refletir sobre o trabalho das clínicas psiquiátricas, dedicadas às pessoas com algum tipo de distúrbio mental ou afetivo. O longa explora com suavidade o assunto suicídio, mostrando gradualmente a evolução de Craig entendo as razões de sua tristeza e depressão. No fundo todos temos nossas manias e pequenas loucuras, que guardamos no sótão mental, evitando assim nos prejudicar socialmente. Algumas pessoas acessam esse sótão facilmente com alguns goles etílicos. Craig não se difere de qualquer um dos espectadores que o acompanha. Só não entendeu ainda como usar a loucura que possui para achar o melhor caminho para si. O que deixa o filme um tanto mais aconchegante é que durante esse processo, Craig ainda consegue dar uma força para ajustar o caminho dos outros companheiros.

Dirigido pela dupla Anna Boden e Ryan Fleck (Half Nelson - Encurralados), Se Enlouquecer, Não Se Apaixone é uma grata surpresa. Lembrou-me o início de Patch Adams - O Amor é Contagioso, em que há toda aquela algazarra cheia de filosofia no manicômio. Enfim, assista e sorria da sua própria loucura. Como diz a balada, mas louco é quem me diz, e não é feliz, não é feliz.


Se Enlouquecer, Não Se Apaixone (It's Kind of a Funny Story - 2010)
Direção: Anna Boden, Ryan Fleck
http://www.imdb.com/title/tt0804497/

Gilvan Marçal - gilvan@gmail.com
-

Um comentário:

Tecnologia do Blogger.