Header Ads

Os 10 melhores e os 5 Piores de 2005

Com o fim do ano, as listas de melhores e piores já são rotina nos veículos de comunicação e proliferam na internet através dos blogs. Às vezes, são vistas como levantamentos superficiais ou hierarquizações demasiadamente maniqueístas. Julgar o que é melhor ou pior é sempre um exercício perigoso para o ego daquele que a escreve. Nós do CineSequencia preferimos entendê-las como um balanço do que mais e menos interessante chegou aos cinemas brasileiros.
Todos possuem seus filmes preferidos do ano de 2005 e gostaríamos de convidar a uma discussão sobre os 10 melhores e os 5 piores. A equipe do CineSequencia é composta por Mariana, Ivo e Gilvan. Cada um listou os melhores e piores, mas isso não restringe os inúmeros leitores, que também são autores no blog, de listarem os seus. Cada comentário feito é um acréscimo àquela matéria ou crítica publicada. Não creio que o nome apropriado seja comentário, mas talvez discussão. O blog é uma construção do artigo publicado mais o número de discussões/comentários. Inúmeras vezes, a partir de uma crítica relativamente pobre que realizamos - pois reconhecemos que ainda estamos em aprendizado - surgiram comentários maravilhosos que suscitaram boas discussões. Um blog tem que funcionar como um fórum de discussões dos leitores.
O CineSequencia não é simplesmente um espaço para crítica cinematográfica, mas também de discussão e descoberta do cinema. Nossas listas querem mesmo é suscitar discussões. Queremos saber qual é a sua lista. Creio que muito dos leitores vão se perguntar: Por que esse filme Old Boy está entre os melhores em tudo que é lista? Que filme é esse? Onde posso encontrá-lo? O intuito é despertar interesse, discussão e quem sabe até ira em alguns cinéfilos. A discussão é salutar desde que tenha como objetivo o conhecimento. Aguardo as discussões e suas listas.
A equipe do CineSequencia deseja a todos os leitores um Feliz 2006 e que, neste novo ano, mais obras da sétima arte nos levem para as salas de cinema.

LISTA - Gilvan Marçal

10 Melhores de 2005.

A Queda - As Últimas Horas de Hitler*
Old Boy*
O Jardineiro Fiel
Hotel Ruanda*
Menina de Ouro*
Crash - No limite
Closer - Perto demais*
Antes do Por do Sol*
Cinema, Aspirinas e Urubus
O Lenhador*

5 Piores de 2005.

A Ilha
Guerra dos Mundos
Manderlay
O Chamado 2
Star Wars: Episódio III - A Vingança dos Sith


LISTA - Ivo Caixão


10 Melhores de 2005.

Old Boy*
Sin City
Closer - Perto Demais*
Menina de Ouro*
Antes do Por do Sol*
Batman Begins
Terra dos Mortos
A Fantástica Fábrica de Chocolates
Dois Filhos de Francisco
Harry Potter e o Cálice de Fogo

5 Piores de 2005.

O filme da Xuxa que nem sei o nome
O Chamado 2
A Casa de Cera
Guerra dos Mundos
Star Wars: Episódio III - A Vingança dos Sith


LISTA - Mariana Souto

10 Melhores de 2005

O Jardineiro Fiel
A Vida Marinha com Steve Zissou
Closer - Perto Demais
Menina de Ouro
Dois Filhos de Francisco
Crash - No Limite
Vinícius
Batman Begins
Caiu do Céu
Querida Wendy

(*)Filmes que estrearam no Brasil em 2005, mas se referem à temporada de 2004.

Por consenso, a lista CineSequencia elegeu Closer – Perto Demais o melhor filme do ano. Resultado curioso, mas muito atraente. De fato, o filme de Mike Nichols é muito bom. Vale salientar que alguns filmes não foram assistidos pelos companheiros e assim não entraram para as listas. Exemplo disto é que Mariana ainda não viu Old Boy, mas já lhe aplicamos uma penitência com um martelo por causa disto (risos – ela vai entender essa piada depois que assistir o filme). Essa lista é só uma tentativa de condensar, nada mais.

A lista CineSequencia

1 Closer - Perto Demais
2 Menina de Ouro
3 Old Boy
4 O Jardineiro Fiel
5 Crash - No Limite
6 A Queda - As Últimas Horas de Hitler
7 A Vida Marinha com Steve Zissou
8 Sin City
9 Dois Filhos de Francisco
10 Batman Begins

14 comentários:

  1. Eu acho que o "A queda..." nem é tão bom assim... Tentaram humanizar Hitler de uma forma muito longa (putz, que filme grande), mostrando algo que eu acredito que ele não tenha sido. E sim, Closer é disparado o melhor filme que vi. Como diria um amigo, "é um tapa na cara".

    ResponderExcluir
  2. Mariana,

    Entendo que muita gente não tenha aguentado A Queda, pois para muitos Hitler é simplesmente um cão atroz e pestilento que passou pelo mundo. Ao menos é isso que os livros, ocidentais, querem nos transmitir. Acho o filme relevante para pontuar o desespero de um homem que acreditou tanto naquilo que pregava e viu o anseio ser destruído.
    Algo que eu sempre questionei está contido no filme. De fato, o povo alemão amava Hitler. Acreditavam mesmo naquilo que pregava. O filme toca numa ferida que queremos apagar da memória.
    É dificil aceitar, mas a monstrosiedade de Hitler tinha suas facetas de genialidade. Um homem que moveu a Alemanha contra todos. Algo ele tinha de especial.
    O filme consegue nos colocar do lado de Hitler frente as inúmeras traições que ele recebe. Com uma narrativa imparcial, não o julga, apenas relata. Esse filme ja está na história.
    Closer é o melhor filme de relacionamento que já vi. No cinema o amor é muito pasteurizado, o que não ocorre com Closer.

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  4. Galera

    No geral, gostei das listas. Só acho que faltou a inclusão de Cidade Baixa, para mim o melhor filme nacional do ano.

    Também acho Closer o melhor filme de relacionamento que já vi, um cinema de adulto mesmo. Não entendo como alguns críticos de cinema o colocam na lista de piores do ano!

    Mas, para mim, o ano foi de Old Boy, sem dúvida!

    Quanto a Crash, para mim foi uma tentativa mal sucedida de imitar Magnólia. Mas tb gostei dele, só não acho que mereça estar na lista dos melhores (adorei a crítica de Mariana sobre este filme).

    Quanto a "Últimas horas..." tenho que discordar de meu amigo Gilvan. Não consigo ver nenhuma genialidade na monstruosidade de Hitler.

    Grande abraço à todos!

    Marcos Chaves

    ResponderExcluir
  5. Ah Mariana, parabéns por incluir "Vinícius" na sua lista!

    ResponderExcluir
  6. Outro filme que merece destaque é 'A Noiva-Cadáver', mas não o coloquei na minha lista, já que citei outro filme do Tim Burton 'A Fantástica Fábrica de Chocolates', então fica como tipo um conjunto da obra, méritos para Tim Burton

    ResponderExcluir
  7. Marcos,

    Desculpe pelo comentário sobre a genialidade monstruosa de Hitler. Procuro sempre me policiar ao externar esse comentários. O cara continua sendo um filho da puta para mim, mas reconheço que havia algo especial naquele marmota de bigode ridículo, que dominou quase toda Europa em pouco mais de um ano. Aprecio o filme por tocar neste ponto que insistimos esquecer. Hilter, o homem mais odiado da humanindade.

    Julio Cesar era um grande imperador, mas o império romano matou bastante gente. Gengis Khan matou muito mais que Hitler. Nenhum deles justifica. O que amo no filme é: O Genio, o Fuher, o homem a ser venerado, quando derrotado se tornou um merda, um nada, um louco ou simplemente o que ele de fato era, um artista frustrado. Isso é demais no filme. Como o poder constroi e corrói o homem.

    Tenho uma frase que me acompanha a anos: O mal só existe para que possamos distiguir o bem. O joio e o trigo. A praga do Hitler nos mostrou o quão monstruosos podemos ser. Simplemente pela intolerância, algo ainda tão normal na nossa sociedade. O 11 de Setembro é um bom exemplo. Intolerância aliada a inteligência e sincronismo. Não acho que só odiar Hitler nos trará o aprendizado necessário para que aquilo não volte a acontecer. Acho filme importante para tentar entende-lo.

    ResponderExcluir
  8. Falou Gilvan!

    Um grande abraço!

    ResponderExcluir
  9. Como não vi todos os citados, não posso dizer se concordo com as listas. Mas gostei do debate sobre A Queda. Realmente um filme muito bom, mostrando o que ninguém quer acreditar, Hitler era humano, como também Goebbels e outros eram.

    Sou amigo do Gilvan a longa data e alguns aspectos pensamos de forma parecida. Sobre Hitler é um desses pensamentos. Não se reconstrói um país e leva-o a uma invasão a outros países sem ser inteligente e cheio de qualidades para cativar seu povo. Agora, para isso teve que massacrar um monte povos. Como Hitler esteve do lado que perdeu a guerra fica a imagem do monstruoso tirano. Bem, ele não foi único na História, temos talvez um mais insano que foi Stalin, no entanto Hitler é o foco da discussão.

    Pena que não se possa colocar nenhum adjetivo elogioso a pessoa dele. O mérito do filme é que ele conta a estória de forma imparcial. Não diria que contou a estória do ponto de vista dos perdedores.

    Uma coisa que me veio a mente agora: o que diriam sobre Roosevelt? O que aconteceu em Hiroshima e Nagasaki não ficou longe do holocausto, mas qual a diferença? Roosevelt venceu a guerra...

    ResponderExcluir
  10. Concordo parcialmente: a diferença é que Roosevelt não tinha uma idéia fixa de exterminar nenhuma "raça" ou povo. Mas seu ato foi tão violento quanto.
    A questão para mim é que não consigo encarar qualquer tipo de intolerância ou preconceito. Esses 2 defeitos graves anulam qualquer qualidade que possa existir simultaneamente.
    Abraço!

    ResponderExcluir
  11. Finalmente, discussões. RISOS. O blog está ficando bom. Ao meu velho amigo leonn e novo amigo Marcos um abraço. Continuemos assim. Quero discutir ainda mais sobre temas variados a partir dos filmes.

    Abraços
    Gilvan

    ResponderExcluir
  12. Com certeza discussões que envolvem cinema são sempre bem-vindas para cinéfilos, ainda mais num blog de alto nível como este.

    Gilvan, vc não respondeu a uma pergunta que fiz em outro comentário (não lembro onde...) :
    vc gostou de Cidade Baixa? É que achei o filme muito porreta, cheio de vida e reflexões.
    Gostaria de ouvir sua opinião (de preferência uma crítica). Esse pedido vale para Mariana e para Ivo também...
    Abraço!

    ResponderExcluir
  13. Num vi Cidade Baixa. Ficou pouco tempo em BH. Como sempre o cinema brasileiro some rápido de cartaz. Belos comentários ele parecer ser excelente, mas verei só em DVD, Deus sabe quando.
    Assim que assistir vai ter crítica.
    Abraço

    ResponderExcluir
  14. Infelizmente também não vi Cidade Baixa, pelas críticas que vi, ele junto com 'Cinema, Aspirinas e Urubus', é o melhor nacional do ano, aguardo ansioso pelo lançamento em DVD. Alguns filmes Brasileiros mais 'alternativos' merecem espaço no blog, assim como 'Nina' e 'Contra Todos'

    ResponderExcluir

Tecnologia do Blogger.