Indicados Oscar 2006
Começa a temporada do Oscar. As indicações da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas de Hollywood servem de bússola para guiar os cinéfilos interessados no que de melhor foi realizado no cinema. A premiação do Oscar não necessariamente elege os melhores. Há como esquecer o Oscar que Gwyneth Paltrow “roubou” de Fernanda Montenegro? Independente dos protestos, a premiação tem sido mais coerente e os membros da Academia estão um pouco mais flexíveis. A premiação de Menina de Ouro ano passado mostra um certo o amadurecimento na visão, anteriormente conservadora, da Academia. O que importa no Oscar são as indicações. O profissional do cinema que é indicado, já pode sentir-se realizado. Veja o que a indicação de Fernando Meireles, diretor de Cidade de Deus, lhe rendeu.
Boa parte dos filmes indicados podem não receber nenhum prêmio, mas só as indicações servem para promove-lo. Através dessas indicações os cinéfilos conhecem novos diretores, atores, roteiros, etc. Não importa muito quem vença, o que interessa, é descobrir as pérolas do cinema que a Academia enaltece. Então vamos a lista e alguns comentários. Não vou arriscar ainda comentários, pois não assisti a todos os indicados. Com a proximidade da premiação listarei os possíveis vencedores.
Melhor Filme
Boa Noite e Boa Sorte
Capote
Crash - No Limite
Munique
O Segredo de Brokeback Mountain
Senti a falta de O Jardineiro Fiel, mas a grata surpresa da indicação de Crash - No Limite aliviou. É muito bom ver a Academia dando valor a esse ótimo filme, que no Brasil foi mal distribuído.
Melhor Ator
David Strathairn, Boa Noite e Boa Sorte
Heath Ledger, O Segredo de Brokeback Mountain
Joaquin Phoenix, Johnny e June
Philip Seymour Hoffman, Capote
Terrence Howard, Ritmo de um Sonho
Sou fã incondicional Philip Seymour Hoffman e vou torcer por ele. A surpresa é presença de Terrence Howard, que desde o ano passado tem feito bons trabalhos como Ray e Crash.
Melhor Ator Coadjuvante
George Clooney, Syriana
Jake Gyllenhaal, O Segredo de Brokeback Mountain
Matt Dillon, Crash - No Limite
Paul Giamatti, A Luta Pela Esperança
William Hurt, Marcas da Violência
Sou fã de Paul Giamatti, mas ele não merece por A Luta pela Esperança. Havia previsto que os trabalhos Jake Gyllenhaal iriam fazer barulho este ano no blog 16 por 9 anamorphic, mas não esperava a indicação. Crash é um filme tão espetacular que conseguiu arrancar uma boa atuação de Matt Dillon, um ator até então muito limitado. To achando que Clooney leva esse. Ele consegue fazer cinema comercial e artístico, e ainda arrisca dirigir obras interessantes. Está nascendo um grande realizador do cinema, e a Academia gosta de incentivar isso. Prêmio político. William Hurt tem chances, mas o fato de já ter ganho, aumenta a chances de prêmio político.
Melhor Atriz
Charlize Theron, Terra Fria
Felicity Huffman, Transamérica
Judi Dench, Sra. Henderson Apresenta
Keira Knightley, Orgulho e Preconceito
Reese Whiterspoon, Johnny e June
Pouco a dizer sobre as indicações. Felicity Huffman e Reese Whiterspoon ganharam o Globo de Ouro e parecem ser as favoritas. Estou muito curioso para ver o trabalho de Huffman em Transamérica. Ela personifica um travesti.
Melhor Atriz Coadjuvante
Amy Adams, Junebug
Catherine Keener, Capote
Frances McDormand, Terra Fria
Michelle Williams, O Segredo de Brokeback Mountain
Rachel Weisz, O Jardineiro Fiel
Adorei o trabalho de Rachel Weisz em O Jardineiro Fiel. Vamos conferir as outras indicadas, mas acho que é barbada.
Melhor Direção
Ang Lee, O Segredo de Brokeback Mountain
Bennett Miller, Capote
George Clooney, Boa Noite e Boa Sorte
Paul Haggis, Crash - No Limite
Steven Spielberg, Munique
Faltou o Fernando Meireles. Deixando o patriotismo de lado, as indicações são coerentes. Os indicados a melhor filme tem os diretores também indicados. Acho que Ang Lee leva. Eu sou fã de tudo que ele fez, até de Hulk, que é sensacionalmente bem realizado. A indicação de Paul Haggis abrirá as portas para ele realizar mais filmes.
Melhor Roteiro Original
Boa Noite e Boa Sorte, de George Clooney e Grant Heslov
Crash - No Limite, de Paul Haggis
A Lula e a Baleia, de Noah Baumbach
Ponto Final, de Woody Allen
Syriana, de Stephen Gaghan
Sou um apreciador de roteiros. Assisti apenas Crash, e creio que pode levar. O que andam comentando sobre o roteiro de Syriana pode quem sabe surpreender.
Melhor Roteiro Adaptado
Capote, de Dan Futterman (baseado no livro de Gerald Clarke)
O Jardineiro Fiel, de Jeffrey Caine (baseado no livro de John le Carré)
Marcas da Violência, de Josh Olson (baseado na graphic novel de John Wagner e Vince Locke)
Munique, de Tony Kushner e Eric Roth (baseado no livro Vengeance, de George Jonas)
O Segredo de Brokeback Mountain, de Diana Ossana e Larry McMurtry (baseado no conto de E. Annie Proulx)
Deve ficar com O Segredo de Brokeback Mountain, mas essa categoria é a mais disputada. Acho que Munique pode levar, para não sair de mão vazia na festa. Spileberg realizou um ótimo filme, mas convenhamos, a estória é bem feita por si só. Spielberg emprestou seu enorme talento para nos contar.
Melhor Filme de Animação
O Castelo Animado
A Noiva-Cadáver
Wallace e Gromit: A Batalha dos Vegetais
O maior acerto de todas as indicações. O Castelo Animado é um filme maravilhoso, e pouca gente viu. A excentricidade de Tim Burton e o trabalho da produção de A Noiva-Cadáver mereciam a indicação. Wallace e Gromit dispensam comentários. É fantástico o trabalho de animação quase artesanal do filme. Curioso é que as animações totalmente realizadas em computador ficaram de fora. Como a Pixar não lançou nada na temporada, restou a Robôs e Madagascar abocanhar o Oscar. Que pena, não deu. Essas indicações provaram que animação é mais do que personagens animados digitalmente.
Melhor Direção de Arte
Boa Noite e Boa Sorte
Harry Potter e o Cálice de Fogo
King Kong
Memórias de uma Gueixa
Orgulho e Preconceito
Posso até ver os demais filmes, mas King Kong parece insuperável. A Academia gosta de reconstituições de época como Orgulho e Preconceito.
Melhor Fotografia
Batman Begins
Boa Noite e Boa Sorte
Memórias de uma Gueixa
O Novo Mundo
O Segredo de Brokeback Mountain
Yes, Batman. É a prova que a Academia está enxergando além. A fotografia em preto e branco de Boa Noite e Boa Sorte pode levar. Opa, Cadê Sin City? Tá bom, é pedir demais.
Melhor Figurino
A Fantástica Fábrica de Chocolate
Johnny e June
Memórias de uma Gueixa
Orgulho e Preconceito
Sra. Henderson Apresenta
O figurino doidão de Willie Wonka não deve render este Oscar, mas já vale pela indicação. Aqui deve ficar com Memórias de uma Gueixa ou Orgulho e Preconceito.
Melhor Montagem
Crash - No Limite
O Jardineiro Fiel
Johnny e June
A Luta Pela Esperança
Munique
A montagem de Crash é eficiente, mas não apresenta inovações. As melhores são de Munique e O Jardineio Fiel.
Melhor Maquiagem
As Crônicas de Nárnia: O Leão, A Feiticeira e o Guarda-Roupa
A Luta Pela Esperança
Star Wars: Episódio III - A Vingança dos Sith
Finalmente lembraram de Star Wars: Episódio III. Deve perder para Narnia, que pena. Fui irônico.
Melhor Trilha Sonora Original
O Jardineiro Fiel
Memórias de uma Gueixa
O Segredo de Brokeback Mountain
Orgulho e Preconceito
Munique
Páreo duro. Fiquei impressionado com a trilha de O Jardineiro Fiel, pela escolha de cantos e sons africanos e o encaixe destes com o longa. Por outro lado, Memórias de uma Gueixa tem cara de ter uma daquelas trilhas inesquecíveis. Filmes sobre a cultura asiática evetualmente apresentam belíssimas trilhas. Difícil arriscar algo.
Melhor Canção Original
`In the Deep`, de Crash - No Limite
`It`s hard Out There for a Pimp`, de Ritmo de um Sonho
`Travelin` Thru`, Transamérica
Só analisando mesmo, mas depois que Eminem ganhou este prêmio, tudo é possível.
Melhor Edição de Som
King Kong
Memórias de uma Gueixa
Guerra dos Mundos
Quando eu entender a diferença de melhor edição de som e melhor som, quem sabe posso arriscar algo. O Som de Guerra dos Mundos é absurdamente bem feito.
Melhor Som
As Crônicas de Nárnia: O Leão, A Feiticeira e o Guarda-Roupa
Johnny e June
King Kong
Memórias de uma Gueixa
Guerra dos Mundos
Quando eu entender a diferença de melhor edição de som e melhor som, quem sabe posso arriscar algo. O Som de Guerra dos Mundos é absurdamente bem feito.
Melhores Efeitos Visuais
As Crônicas de Nárnia: O Leão, A Feiticeira e o Guarda-Roupa
King Kong
Guerra dos Mundos
Opa, cadê o Star Wars? Que pena. King Kong e ponto final.
Melhor Filme Estrangeiro
Don`t Tell (Itália)
Paradise Now (Palestina)
Merry Christmas ou Joyeux Noël (França)
Sophie Scholl - The Final Days (Alemanha)
Tsotsi (África do Sul)
Não conheço nenhum dos indicados. Que bom. Assim que lançarem, vou correr atrás. Senti falta do austríaco Caché e o vencedor de Cannes, A Criança. Essa categoria sempre foi controversa. Ano passado deveriam ter indicado Old Boy, mas... Fazer o que. A categoria não consegue mostrar o que melhor foi realizado fora da língua inglesa. Não senti falta de Dois Filhos de Francisco. Apesar de gostar do filme, não o acho a altura do prêmio. Prefiro Cinema, Aspirinas e Urubus.
Melhor Documentário
Darwin`s Nightmare
Enron: The Smartest Guys in the Room
A Marcha dos Pingüins
Murderball
Street Fight
A Marcha dos Pingüins pode levar, mais pelo seu sucesso do que por ser o melhor. Seria o Oscar - Vá ao cinema ver documentários. Outro prêmio politicamente correto. Agora só falta distribuírem documentários no Brasil com mais decência. Estou louco atrás de Darwin`s Nightmare e Enron: The Smartest Guys in the Room. Normalmente só chega ao Brasil o vencedor do Oscar. Espero que seja um dos dois, pois os Pingüins já marcharam por aqui. Não sei se documentário A Batalha do Chile, já disponível em DVD no Brasil, estava apto a concorrer. Os comentários sobre ele são muito bons.
Melhor Documentário - Curta-Metragem
The Death of Kevin Carter: Casualty of the Bang Bang Club
God Sleeps in Rwanda
The Mushroom Club
A Note of Triumph: The Golden Age of Norman Corwin
Nada a declarar.
Melhor Curta de Animação
9
Badgered
The Moon and the Son: An Imagined Conversation
The Mysterious Geographic Explorations of Jasper Morello
One Man Band
Se algum for da Pixar, já tem um corpo de dianteira.
Melhor Curta-Metragem
Ausreisser (The Runaway)
Cashback
The Last Farm
Our Time Is Up
Six Shooter
Nada a declarar.
Comentários Finais: Senti falta de mais indicações técnicas para Harry Potter. O filme é muito bem realizado, mas creio que ainda não é a hora. Os próximos filmes vão ser ainda melhores, assim espero. Notaram que o filme de Sam Mendes, Soldado Anônimo, foi totalmente esquecido. Realmente não merecia nada.
Gilvan Marçal - gilvan@gmail.com
Boa parte dos filmes indicados podem não receber nenhum prêmio, mas só as indicações servem para promove-lo. Através dessas indicações os cinéfilos conhecem novos diretores, atores, roteiros, etc. Não importa muito quem vença, o que interessa, é descobrir as pérolas do cinema que a Academia enaltece. Então vamos a lista e alguns comentários. Não vou arriscar ainda comentários, pois não assisti a todos os indicados. Com a proximidade da premiação listarei os possíveis vencedores.
Melhor Filme
Boa Noite e Boa Sorte
Capote
Crash - No Limite
Munique
O Segredo de Brokeback Mountain
Senti a falta de O Jardineiro Fiel, mas a grata surpresa da indicação de Crash - No Limite aliviou. É muito bom ver a Academia dando valor a esse ótimo filme, que no Brasil foi mal distribuído.
Melhor Ator
David Strathairn, Boa Noite e Boa Sorte
Heath Ledger, O Segredo de Brokeback Mountain
Joaquin Phoenix, Johnny e June
Philip Seymour Hoffman, Capote
Terrence Howard, Ritmo de um Sonho
Sou fã incondicional Philip Seymour Hoffman e vou torcer por ele. A surpresa é presença de Terrence Howard, que desde o ano passado tem feito bons trabalhos como Ray e Crash.
Melhor Ator Coadjuvante
George Clooney, Syriana
Jake Gyllenhaal, O Segredo de Brokeback Mountain
Matt Dillon, Crash - No Limite
Paul Giamatti, A Luta Pela Esperança
William Hurt, Marcas da Violência
Sou fã de Paul Giamatti, mas ele não merece por A Luta pela Esperança. Havia previsto que os trabalhos Jake Gyllenhaal iriam fazer barulho este ano no blog 16 por 9 anamorphic, mas não esperava a indicação. Crash é um filme tão espetacular que conseguiu arrancar uma boa atuação de Matt Dillon, um ator até então muito limitado. To achando que Clooney leva esse. Ele consegue fazer cinema comercial e artístico, e ainda arrisca dirigir obras interessantes. Está nascendo um grande realizador do cinema, e a Academia gosta de incentivar isso. Prêmio político. William Hurt tem chances, mas o fato de já ter ganho, aumenta a chances de prêmio político.
Melhor Atriz
Charlize Theron, Terra Fria
Felicity Huffman, Transamérica
Judi Dench, Sra. Henderson Apresenta
Keira Knightley, Orgulho e Preconceito
Reese Whiterspoon, Johnny e June
Pouco a dizer sobre as indicações. Felicity Huffman e Reese Whiterspoon ganharam o Globo de Ouro e parecem ser as favoritas. Estou muito curioso para ver o trabalho de Huffman em Transamérica. Ela personifica um travesti.
Melhor Atriz Coadjuvante
Amy Adams, Junebug
Catherine Keener, Capote
Frances McDormand, Terra Fria
Michelle Williams, O Segredo de Brokeback Mountain
Rachel Weisz, O Jardineiro Fiel
Adorei o trabalho de Rachel Weisz em O Jardineiro Fiel. Vamos conferir as outras indicadas, mas acho que é barbada.
Melhor Direção
Ang Lee, O Segredo de Brokeback Mountain
Bennett Miller, Capote
George Clooney, Boa Noite e Boa Sorte
Paul Haggis, Crash - No Limite
Steven Spielberg, Munique
Faltou o Fernando Meireles. Deixando o patriotismo de lado, as indicações são coerentes. Os indicados a melhor filme tem os diretores também indicados. Acho que Ang Lee leva. Eu sou fã de tudo que ele fez, até de Hulk, que é sensacionalmente bem realizado. A indicação de Paul Haggis abrirá as portas para ele realizar mais filmes.
Melhor Roteiro Original
Boa Noite e Boa Sorte, de George Clooney e Grant Heslov
Crash - No Limite, de Paul Haggis
A Lula e a Baleia, de Noah Baumbach
Ponto Final, de Woody Allen
Syriana, de Stephen Gaghan
Sou um apreciador de roteiros. Assisti apenas Crash, e creio que pode levar. O que andam comentando sobre o roteiro de Syriana pode quem sabe surpreender.
Melhor Roteiro Adaptado
Capote, de Dan Futterman (baseado no livro de Gerald Clarke)
O Jardineiro Fiel, de Jeffrey Caine (baseado no livro de John le Carré)
Marcas da Violência, de Josh Olson (baseado na graphic novel de John Wagner e Vince Locke)
Munique, de Tony Kushner e Eric Roth (baseado no livro Vengeance, de George Jonas)
O Segredo de Brokeback Mountain, de Diana Ossana e Larry McMurtry (baseado no conto de E. Annie Proulx)
Deve ficar com O Segredo de Brokeback Mountain, mas essa categoria é a mais disputada. Acho que Munique pode levar, para não sair de mão vazia na festa. Spileberg realizou um ótimo filme, mas convenhamos, a estória é bem feita por si só. Spielberg emprestou seu enorme talento para nos contar.
Melhor Filme de Animação
O Castelo Animado
A Noiva-Cadáver
Wallace e Gromit: A Batalha dos Vegetais
O maior acerto de todas as indicações. O Castelo Animado é um filme maravilhoso, e pouca gente viu. A excentricidade de Tim Burton e o trabalho da produção de A Noiva-Cadáver mereciam a indicação. Wallace e Gromit dispensam comentários. É fantástico o trabalho de animação quase artesanal do filme. Curioso é que as animações totalmente realizadas em computador ficaram de fora. Como a Pixar não lançou nada na temporada, restou a Robôs e Madagascar abocanhar o Oscar. Que pena, não deu. Essas indicações provaram que animação é mais do que personagens animados digitalmente.
Melhor Direção de Arte
Boa Noite e Boa Sorte
Harry Potter e o Cálice de Fogo
King Kong
Memórias de uma Gueixa
Orgulho e Preconceito
Posso até ver os demais filmes, mas King Kong parece insuperável. A Academia gosta de reconstituições de época como Orgulho e Preconceito.
Melhor Fotografia
Batman Begins
Boa Noite e Boa Sorte
Memórias de uma Gueixa
O Novo Mundo
O Segredo de Brokeback Mountain
Yes, Batman. É a prova que a Academia está enxergando além. A fotografia em preto e branco de Boa Noite e Boa Sorte pode levar. Opa, Cadê Sin City? Tá bom, é pedir demais.
Melhor Figurino
A Fantástica Fábrica de Chocolate
Johnny e June
Memórias de uma Gueixa
Orgulho e Preconceito
Sra. Henderson Apresenta
O figurino doidão de Willie Wonka não deve render este Oscar, mas já vale pela indicação. Aqui deve ficar com Memórias de uma Gueixa ou Orgulho e Preconceito.
Melhor Montagem
Crash - No Limite
O Jardineiro Fiel
Johnny e June
A Luta Pela Esperança
Munique
A montagem de Crash é eficiente, mas não apresenta inovações. As melhores são de Munique e O Jardineio Fiel.
Melhor Maquiagem
As Crônicas de Nárnia: O Leão, A Feiticeira e o Guarda-Roupa
A Luta Pela Esperança
Star Wars: Episódio III - A Vingança dos Sith
Finalmente lembraram de Star Wars: Episódio III. Deve perder para Narnia, que pena. Fui irônico.
Melhor Trilha Sonora Original
O Jardineiro Fiel
Memórias de uma Gueixa
O Segredo de Brokeback Mountain
Orgulho e Preconceito
Munique
Páreo duro. Fiquei impressionado com a trilha de O Jardineiro Fiel, pela escolha de cantos e sons africanos e o encaixe destes com o longa. Por outro lado, Memórias de uma Gueixa tem cara de ter uma daquelas trilhas inesquecíveis. Filmes sobre a cultura asiática evetualmente apresentam belíssimas trilhas. Difícil arriscar algo.
Melhor Canção Original
`In the Deep`, de Crash - No Limite
`It`s hard Out There for a Pimp`, de Ritmo de um Sonho
`Travelin` Thru`, Transamérica
Só analisando mesmo, mas depois que Eminem ganhou este prêmio, tudo é possível.
Melhor Edição de Som
King Kong
Memórias de uma Gueixa
Guerra dos Mundos
Quando eu entender a diferença de melhor edição de som e melhor som, quem sabe posso arriscar algo. O Som de Guerra dos Mundos é absurdamente bem feito.
Melhor Som
As Crônicas de Nárnia: O Leão, A Feiticeira e o Guarda-Roupa
Johnny e June
King Kong
Memórias de uma Gueixa
Guerra dos Mundos
Quando eu entender a diferença de melhor edição de som e melhor som, quem sabe posso arriscar algo. O Som de Guerra dos Mundos é absurdamente bem feito.
Melhores Efeitos Visuais
As Crônicas de Nárnia: O Leão, A Feiticeira e o Guarda-Roupa
King Kong
Guerra dos Mundos
Opa, cadê o Star Wars? Que pena. King Kong e ponto final.
Melhor Filme Estrangeiro
Don`t Tell (Itália)
Paradise Now (Palestina)
Merry Christmas ou Joyeux Noël (França)
Sophie Scholl - The Final Days (Alemanha)
Tsotsi (África do Sul)
Não conheço nenhum dos indicados. Que bom. Assim que lançarem, vou correr atrás. Senti falta do austríaco Caché e o vencedor de Cannes, A Criança. Essa categoria sempre foi controversa. Ano passado deveriam ter indicado Old Boy, mas... Fazer o que. A categoria não consegue mostrar o que melhor foi realizado fora da língua inglesa. Não senti falta de Dois Filhos de Francisco. Apesar de gostar do filme, não o acho a altura do prêmio. Prefiro Cinema, Aspirinas e Urubus.
Melhor Documentário
Darwin`s Nightmare
Enron: The Smartest Guys in the Room
A Marcha dos Pingüins
Murderball
Street Fight
A Marcha dos Pingüins pode levar, mais pelo seu sucesso do que por ser o melhor. Seria o Oscar - Vá ao cinema ver documentários. Outro prêmio politicamente correto. Agora só falta distribuírem documentários no Brasil com mais decência. Estou louco atrás de Darwin`s Nightmare e Enron: The Smartest Guys in the Room. Normalmente só chega ao Brasil o vencedor do Oscar. Espero que seja um dos dois, pois os Pingüins já marcharam por aqui. Não sei se documentário A Batalha do Chile, já disponível em DVD no Brasil, estava apto a concorrer. Os comentários sobre ele são muito bons.
Melhor Documentário - Curta-Metragem
The Death of Kevin Carter: Casualty of the Bang Bang Club
God Sleeps in Rwanda
The Mushroom Club
A Note of Triumph: The Golden Age of Norman Corwin
Nada a declarar.
Melhor Curta de Animação
9
Badgered
The Moon and the Son: An Imagined Conversation
The Mysterious Geographic Explorations of Jasper Morello
One Man Band
Se algum for da Pixar, já tem um corpo de dianteira.
Melhor Curta-Metragem
Ausreisser (The Runaway)
Cashback
The Last Farm
Our Time Is Up
Six Shooter
Nada a declarar.
Comentários Finais: Senti falta de mais indicações técnicas para Harry Potter. O filme é muito bem realizado, mas creio que ainda não é a hora. Os próximos filmes vão ser ainda melhores, assim espero. Notaram que o filme de Sam Mendes, Soldado Anônimo, foi totalmente esquecido. Realmente não merecia nada.
Gilvan Marçal - gilvan@gmail.com
Bacana o blog de vocês. Quanto as indicações ao Oscar, minhas opiniões batem com as suas, embora ainda seja cedo para afirmar alguma coisa (quando saiu a lista do ano passado, "O Aviador" era dado como certo e deu no que deu).
ResponderExcluirAbraços (e conheçam o meu blog, o IMHO tb!)
Ola, gostei dos comentários, mas sugiro uma mudança. Teve um erro de ortografia q chamou minha atenção. Nos comentarios de Melhor Trilha Sonora Digital voce escrveu Pariu Duro, o q e errado, Na verdade é Páreo Duro. Sugiro mudar isso, pode chamar atenção negativamente de mais pessoas além de mim
ResponderExcluirOpa, Arthur.
ResponderExcluirErro corrigido. Blog é isso. Troca de informações. Os erros vão acontecer, mas espero que em menor quantidade. Obrigado.
Abraço e continue nos corrigindo.
Gilvan