Header Ads

Audition

Poético e Doentio

Takashi Miike é o diretor mais polêmico e controverso do Japão, tendo realizado do início dos anos 90 até hoje, mais de 60 filmes. Conhecido por produções extremamente violentas, como Ichi the Killer (bastaram 15 minutos para que minha namorada me pedisse para sair da sala de projeção), e Audition, esta película que vou falar.

A trama conta a história de Aoyama, que depois de 10 anos sozinho após o falecimento de sua esposa, decide se casar novamente, influenciado por seu filho. O problema de Aoyama é encontrar a mulher perfeita que substitua a sua falecida amada. Um amigo decide ajudar, realizando uma Audição para escolha de atrizes para um suposto filme. Aoyama se apaixona por Asami, uma doce e tímida aspirante a atriz. Os dois começam a se encontrar e Aoyama fica cada vez mais apaixonado por Asami . Boa parte do filme é um romance entre os protagonistas, no decorrer da história, toques surrealistas no melhor estilo 'David Lynch', começam a revelar o passado de Asami e quais são suas reais intenções com o protagonista. Asami é uma mulher doce, mas guarda dentro de si um ressentimento de seu passado - o mistério que aos poucos se revela para Aoyama.

Audition é um filme para quem tem estômago forte. A seqüência final mostra uma doentia e cruel tortura, que chega a causar repulsa no espectador (por várias vezes tentei tapar os olhos). Miike faz questão de deixar a câmera focada na tortura, que vai de agulhadas a mutilações. Mesmo sendo esta a seqüência mais marcante do filme, Audition é mais um filme japonês que fala sobre solidão. É impressionante como os diretores nipônicos conseguem retratar a solidão de modo tão tocante, e mostrar a condição atual do país. Alguns podem considerar a violência explícita do filme como um problema, mas se tratando deste excêntrico diretor, considero um ponto alto em suas obras, um diferencial - coragem para mostrar o que outros escondem.

Takashi Miike realizou uma obra ao mesmo tempo poética e doentia, uma breve relação entre céu e inferno, anjos e demônios, bem e mal. Existe diferença entre estes? Um vive sem o outro? Essa é a reflexão deixada por Miike.


Audition (1999 - Japão)
Diretor: Takashi Miike
Elenco: Ryo Ishibashi, Eihi Shiina, Tetsu Sawaki

Ivo Costa - Ivodcs@gmail.com

2 comentários:

  1. Grande filme do mestre do bizarro e do choque Takashi Miike. Obrigado peolo link pro cine-asia.

    Cumprimentos,

    Sérgio Lopes

    ResponderExcluir
  2. Obrigado por visitar o Cinesequencia, tenho o Cine-Asia como grande referência para procurar novos filmes asiaticos, continue nos visitando

    ResponderExcluir

Tecnologia do Blogger.