Header Ads

The Survivalist

Eis que o mundo entrou em colapso. Uma espécie de holocausto zumbis, um Walking Dead, mas sem os zumbis. The Survivalist extrai o que há de melhor nesse tipo de drama de sobrevivência pós-apocalíptico e acrescenta ótimas interpretações, deixando o resultado exuberante.

O nosso sobrevivente sem nome, interpretado pelo ótimo Martin McCann, tem sua cabana, planta seus alimentos e tudo indica que há muito tempo não tem a companhia de pessoas. Vamos percebendo que algo aconteceu no planeta e ele é de fato um sobrevivente. Não é necessário dizer o que ocorreu para que ele tenha chegado àquela situação. O que importa é: o que ele precisa fazer para que sua atual condição permaneça assim, tranquila e controlada.

Com poucos diálogos e lento, afinal o protagonista vai falar com quem? Vai fazer algo com pressa se não há nada mais para fazer além da rotina diária? O filme pode soar moroso para alguns espectadores, mas a ideia é mostrar que há algo errado por trás daquela mansidão. Contudo, as coisas mudam quando duas mulheres batem a sua porta. Elas estão famintas e não tem muito o que trocar por um pouco de comida e algum momento de repouso. A relação entre eles começa com um ato horrível, mas que lá na frente pode não soar tão horrível assim. Ou seja, o feio, o errado, o monstruoso depende do contexto em que ele acontece. Se o planeta sucumbiu, por que deveríamos seguir um manual de boas práticas? Já no início The Survivalist já dá mostras que é mais interessante do que se imagina e debate sobre a relevância de viver em sociedade, ainda que para isso adote a inexistência dela para valorizá-la.

O filme me remeteu ao ótimo A Estrada e o interessante Z for Zachary. O longa é ambíguo, afinal não sabemos o que aconteceu para que as pessoas chegassem àquele ponto, mas temos uma grata produção, de um diretor estreante, Stephen Fingleton, que reflete como nosso comportamento pode retornar ao primitivismo na ausência do famoso contrato social, de Jean-Jacques Rousseau. Perceba essa relação na cena final, em uma mini sociedade, que estabelece uma votação para a entrada de mais uma integrante na comunidade. 



The Survivalist (2015)
Direção: Stephen Fingleton
http://www.imdb.com/title/tt2580382/

  Gilvan Marçal - gilvan@gmail.com
-

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.