Header Ads

Shutter (Espíritos - A Morte Está ao seu Lado)

Seção Caixão do Ivão

Shutter (Espíritos - A Morte Está ao seu Lado), o filme de horror asiático mais comentando do ano, vem causando um enorme barulho na internet entre os fãs do gênero, sendo que alguns o consideram o melhor dos últimos tempos. Sendo assim, fui atrás deste filme tailandês para conferir se ele é realmente isso tudo o que estão falando por aí. Descobri que é quase isso mas, de qualquer maneira, ele ainda é superior a qualquer produção de horror ocidental.

Quem nunca ouviu falar sobre fotos que registram ‘fantasmas’? Acho que todo mundo conhece um caso desses. A verdade é que a maioria dessas fotos são montagens, ou algumas delas apresentam pequenos defeitos que nos levam a crer que existe um fantasma exposto na foto. Será possível que uma simples máquina fotográfica consiga registrar imagens de espíritos do além? A trama de Shutter tem como base esse princípio, quando o fotógrafo Tun e sua namorada Jane começam a perceber que, em suas fotos, aparece a misteriosa imagem de uma mulher, após um atropelamento em que ambos foram responsáveis. Estranhos sonhos e aparições começam a atormentar o casal, que decide investigar o que está ocorrendo. A verdade é que Tun parece querer ignorar o fato, mas Jane está disposta a ir até o fim das investigações, e descobre que a mulher das fotos se chama Natre e tem uma ligação com o passado de Tun. O filme evoca a situação de que algumas pessoas, ao morrerem, querem sempre ficar próximas de seus entes queridos, ou alguns, ficam porque querem se vingar de alguém que lhes fez mal.

Um pouco diferente dos filmes coreanos e japoneses, o roteiro de Shutter é mais ‘redondo’. A trama é bem desenvolvida, apesar de um pouco batida e não existem muitas complicações para o espectador quebrar a cabeça. Chega a ser um pouco previsível em certo momento, mas não deixa de nos surpreender em outras situações. O grande trunfo de Shutter está na excelente atuação do casal que protagoniza o filme e nas aparições de Natre. O fantasma de Natre é extremamente assustador e as cenas de perseguição de Natre a Tun são pavorosas e agonizantes. E o filme ainda reserva uma surpresa assustadora para um final aterrador. Confesso que dormi com a luz do corredor acesa, afinal vi o filme sozinho em casa, à noite.

Os direitos do remake já foram adquiridos pela Regency Enterprises (a mesma de Dark Water). E a melhor notícia é que o original será lançado nos cinemas brasileiros no ano que vem, com o nome de Espíritos. Shutter é um filme mais aceitável para o grande público. Parece que finalmente, as distribuidoras brasileiras estão enxergando o cinema asiático. Acho que vou ficar pelo menos mais uma semana dormindo com a luz do corredor acesa.


Shutter - They are around us (2004 - Tailândia)
Diretor: Banjong Pisanthanakun, Parkpoom Wongpoom
Elenco: Ananda Everinghan, Natthaweernuch Thongmee, Achita Sikamana, Unnop Chanpaibool
http://www.shuttermovie.com/

Ivo Costa - Ivodcs@gmail.com

4 comentários:

  1. Gostei do artigo...SEM CHANTAGENS OK...¬¬ quero ver esse filme...
    bjos..

    ResponderExcluir
  2. é só aguardar Monica, que em breve ele estará nos cinemas.

    ResponderExcluir
  3. Finalmente uma critica boa desse gorducho. Vou ver esse filme, é só vc me emprestar. RISOS. Tio IVO, pensa num artigo: POr que o Terror asiático tem tido tanta atenção no ocidente? O terror deles é diferente ou eles copiam os modelos ocidentais de fazer cinema de terror ?

    ResponderExcluir
  4. O começo do filme é chato e previsível. Abusa dos clichês recorrentes do horror asiático.(Analisem está frase. O horror asiático já possui uma linguagem própria, que é fortmente influenciada pelo cinema de horror ocidental) É um misto de Ringu (O Chamado) com Ju-on (O Grito). Bem possível que não faça sucesso nos cinemas, por causa da influência em excesso.
    Mas não é que o longa se salva ao final. Quando o enredo começa a ser desenrolado, apesar de previsível, nos traz um ligeiro espanto. O impacto da resolução do filme é muito bom.
    O problema das cenas de sustos é que estão sempre ligadas a questão sonora. Se assusta mais pela explosão sonora, o Bummmmm, do que propriamente pelo suspense e a imagem assustadora. Apesar de não ser um primor, Shutter está muito acima das produções ocidentais de horror.

    Há um erro grotesco no roteiro - A menina que foi atropelada no inicio, quem é ela ? Ninguem sabe.

    ResponderExcluir

Tecnologia do Blogger.