Header Ads

O Homem das Sombras

Pelo título, poster, trailer e os minutos iniciais de O Homem das Sombras, tudo indica que estamos diante de um filme de horror. O longa é ousado e se transforma numa crônica social, de gosto discutível, isso é verdade, mas até estimula o debate. Uma criança pobre, mal assistida e sem futuro poderia ser melhor encaminhada com a ajuda do bicho papão?  Estranho, não. Só essa estranheza do roteiro já vale a desculpe para conferir o longa.

Uma espécie de bicho papão encapuzado leva as criancinhas de uma pacta cidade do interior, cuja maior fonte de renda, uma mina, foi fechada. Há um clima de desesperança na região e apenas a enfermeira Julia (Jessica Biel) esboça alguma felicidade. A trama caminha para o óbvio, o bicho papão pegando alguém próximo à Júlia. De repente, o roteiro dá uma guinada de 180° graus e deixa o espectador espantado, boquiaberto e desconfiado. Pensei: xiii, lascou. É nesse ponto que O Homem das Sombras ousa em uma discussão social deixando de lado o gênero terror. Não vou citar para não estragar, mas fica nítido que Julia sabe muito mais do que fala e essa desconfiança é que leva o espectador a querer saber como a história termina.

O diretor Pascal Laugier já tivera outra ousadia na carreira com o elogiado Martyrs, em que discute sadismo e religião. O Homem das Sombras tem uma ideia interessante, mas a execução do filme deixa o debate menor do que ele merecia. Fica a questão: E se o bicho papão oferecesse uma vida melhor para o seu filho, você o daria? Quem lhe disse que o bicho papão negocia.



O Homem das Sombras (The Tall Man - 2012)
Direção: Pascal Laugier
http://www.imdb.com/title/tt1658837/

Gilvan Marçal - gilvan@gmail.com
-

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.