Header Ads

Invocação do Mal

Invocação do Mal é um filme de horror que beira a perfeição. O drama de uma família em uma casa mal assombrada já foi tema de muitos longas do gênero, mas poucos conseguiram capturar os espectadores com tamanha força e sufocá-los com tanta angústia, espanto e gritos. Aliás, no cinema, se prepare para a gritaria, ou seja, o filme funciona muito bem.

Dirigido pelo talentoso James Wan (Jogos Mortais, Sobrenatural), o longa relata um caso real do casal de demonologistas Ed e Lorraine Warren, que também possuem no currículo outro caso real muito explorado pelo cinema, da série The Amityville. Tudo funciona bem no filme, do clima setentista da história, o fabuloso elenco, a dilacerante trilha sonora e os efeitos visuais. James Wan acerta em não optar pelo susto fácil, pois a trama por si, já é demasiadamente assustadora. O espectador estrangula o braço da poltrona do cinema a cada cena e quando antecipamos alguma ação das personagens, logo vem a boca: "pelo amor de Deus, ela não vai isso... não, não vá por aí." Uma vez dentro da casa, o espectador não consegue escapar e, no fundo, ele quer viver esse horror, ainda que tampe o rosto algumas vezes.

O maior mérito da produção é dimensionar de forma palpável a história, na qual o diretor opta por uma estética quase documental. Os filmes de horror recentes tão excessivamente espetacularizados e esquecem que o temor humano é sutil e nasce também de algo simples, como um demônio que não se vê, de Atividade Paranormal, ou uma televisão chiando, como em Poltergeist. Em Invocação do Mal o espectador não sabe muito bem quem é o inimigo. Quando ele aparece, é tão rápido e assustador, que não é possível um clara identificação visual daquilo que realmente deve-se temer. O real medo está na casa. No filme é a casa do Perrons, mas por que não poderia ser a sua, leitor? É nesse ponto que Invocação do Mal dá um passo rumo a prateleira de obras primas, daquelas em que você leva o filme para casa e para cama. Agora, muito cuidado, vai que você sente um cheiro forte de carne podre e algo puxe o seu pé.



Invocação do Mal (The Conjuring - 2013)
Direção: James Wan
http://www.imdb.com/title/tt1457767/

Gilvan Marçal - gilvan@gmail.com
-

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.