Header Ads

Capitão América - O Primeiro Vingador

A ousada empreitada dos estúdios Marvel em lançar nos cinemas seus heróis com menor expressividade com o grande público vem dando certo. Capitão América – O Primeiro Vingador segue a mesma linha conservadora adotada em Thor:  mostrar a origem do herói e criar um entretenimento agradável. O longa pode até ser acusado de covardia, mas convenhamos, qual seria o tom apropriado para apresentar esse herói estadudinense em um mundo cada dia mais avesso a postura Made in USA?

O filme se sai muito bem ao conseguir balancear a ambientação da década de 1940, durante a Segunda Guerra, e as sequências de ação. O público jovem, alvo principal dos filmes de super-heróis, possui uma grande resistência com os ditos “filmes de época”. Portanto, um dos desafios do longa era “como segurar os espectadores por duas horas para apresentar um herói, que nem tem super-poderes?” Capitão América é rápido, forte e inteligente, mas sua grande virtude está na coragem e no seu coração. Recapitulando: convença um adolescente, hoje, a gostar desse tipo de herói, cuja arma não destrói, mas sim o protege?

O filme tem aspectos positivos, como o exuberante efeito especial da versão magrinha de Steve Rogers (Chris Evans) e as bem humoradas brincadeiras com o nacionalismo americano. Há também graves escorregões como a fraca expressividade da personagem Caveira Vermelha, que apesar de todo esforço do ator Hugo Weaving, não convence como vilão. O par romântico de Rogers  com Peggy Carter nunca funciona completamente, o que acaba diminuindo o impacto da conclusão do longa.

Capitão América – O Primeiro Vingador deixa mais explicito a maneira com que a Marvel Studios pretende fundir as histórias de seus heróis. O pai do Homem de Ferro é um dos cientistas que participam do experimento para criação do Capitão América. O Caveira Vermelha cria sua uma arma com base no Cubo Cósmico, que é um dos artefatos de Odin, pai de Thor. Esses elementos, se bem usados, podem gerar algumas possibilidades interessantes para o próximo projeto da Marvel, que irá juntar esses novos heróis no filme Os VingadoresCapitão América – O Primeiro Vingador dá um primeiro passo cuidadoso e seguro. Agora é saber que rumo irá tomar o herói vivendo 70 anos depois do seu tempo, em meio ao frenesi alucinante do século XXI.



Capitão América - O Primeiro Vingador (Captain America: The First Avenger - 2011)
Direção: Joe Johnston
http://www.imdb.com/title/tt0458339/

Gilvan Marçal - gilvan@gmail.com 
-

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.