Header Ads

A Árvore da Vida

A Árvore da Vida busca uma das metas mais inalcançáveis da nossa existência, sintetizar o que é a vida. Poderia até ser mais um filme pretensioso e raso, mais é justamente o contrário, pois somos conduzidos por Terrence Malick. Através do dilemas da família O´brien o espectador é convidado a contemplar um exibição de belíssimas imagens, refletir sobre o que de fato é a vida e também debater o papel de Deus nisso tudo em que vivemos. Difícil acreditar que apenas um filme consiga chegar tão fundo. Você leitor não deve conhecer o cinema feito por Sr. Malick, conhece?

Primeiramente, é preciso pontuar que A Árvore da Vida é um filme difícil, contemplativo, do tipo que é segmentado ao circuito de arte. Seguindo um ritmo lento, o roteiro vai dosando à conta gotas o enredo. Afinal, a vida não é uma prova de 100 metros rasos, como nossa sociedade moderna imagina. A vida é um longa maratona, ou seja, o filme não tem pressa alguma, segue passo a passo.

O primeiro ato é uma miscelânea de belas imagens e pequenas aparições dos personagens, em que a vida começa a ser discutida a partir de uma fatídica e infeliz morte. Logo no começo a filosofia se mostra presente debatendo com o espectador: o que vem primeiro a vida ou a morte, ou na verdade as duas estão dentro da mesma coisa? Malick segue sua jornada utilizando cenas de árvores, do mar, de rios, cachoeiras, geleiras, vulcões e até de nebulosas na galáxia para ilustrar a vida que está diante dos nossos olhos todos os dias e que passamos correndo, à lá Usain Bolt, tentando quebrar mais um recorde mundial. A família mostrada no longa, que analiso como um microcosmo da vida, talvez seja a menor parte do universo em que vivemos, contudo, a parte mais importante. Afinal, vivemos nossa família, queira ou não, como sugere o enredo do filme, todos os dias.

Para quem não é muito afeito ao cinema, dito de arte, segue uma explicação. Imagine um espetáculo de dança do Grupo Corpo. É algo belíssimo, apesar de nem todos compreenderem bem a expressão artística que aqueles movimentos de dança representam. A Árvore da Vida é uma expressão nos mesmo moldes, só que no cinema, portanto, relaxe e curta as lindas tomadas. Além do visual, feche os olhos e sinta a força da música de Alexandre Desplat, que emoldura, ao mesmo tempo, com vigor e suavidade as cenas.

Entretanto, o que me deixou satisfeito foi conferir Brad Pitt de volta a uma grande atuação. Ele é um patriarca duro e autoritário, mas que lá no fundo, só deseja o melhor para seus filhos.  A cena em que ele se desculpa com o filho é ponto ápice do filme. Outro ponto forte é a presença de Jessica Chastain, como a matriarca. Não há como contemplar a vida sem um olhar especial sobre a mulher. Aliás, que mulher exuberante. Há dezenas de cenas dela brincando com os filhos, o que enche os olhos.

Já no fim, o longa me fez lembrar John Lennon, concluindo o óbvio: a única maneira de ser feliz é amar. A Árvore da Vida parece suplicar para que o espectador contemple a vida, ou mesmo, veja as árvores com a mesma emoção e beleza que foi mostrada no filme. Parece estúpido, mas Lennon já dizia isso desde de 1967 e continuamos não prestando atenção, afinal, All You Need Is Love. Parece tão óbvio, mas por que não fazemos o correto então? Talvez Malick nos ajude a responder isso em um próximo filme.


A Árvore da Vida (The Tree of Life - 2011)
Direção: Terrence Malick
http://www.imdb.com/title/tt0478304/

Gilvan Marçal - gilvan@gmail.com -

Um comentário:

  1. Al final la película nos hace reflexionar acerca de nuestra existencia misma, como dice la película lo importante es amar. John Lenon también diria "All you need is love".

    ResponderExcluir

Tecnologia do Blogger.