Header Ads

Lanterna Verde

Na escassez de bons filmes de ação Hollywood se entregou de vez ao super-heróis. Apesar do excesso, há uma agradável e salutar disputa entre DC Comics e Marvel. Lanterna Verde, a mais recente investida da DC, não desaponta apresentando uma boa diversão, ainda que com boas falhas no roteiro. O grande êxito do projeto reside na certeza absoluta que o herói verde e seu anel terá outras continuações, o que já atesta a boa recepção do público.

Já que quase todas HQs (história em quadrinho) consagradas já foram adaptadas para o cinema, vide Super-Homem, Homem Aranha, Batman, X-Men, entre outros, restou a Hollywood explorar os heróis do segundo escalão. Lanterna Verde segue o mesma linha utilizada em Thor. Naturalmente, o tom desses filmes explorar muito o contexto do surgimento do herói. Ou seja, mais informação e diálogos, menos sequências de ação. Isso tem sido um ponto positivo, afinal, os roteiristas precisam se empenhar mais para mostrar de onde tudo aquilo saiu. Ainda assim, eles vão precisar se empenhar muito mais, pois se não fosse o carisma de Ryan Reynolds, que interpreta o herói, não sei não.

As falhas habituais das adaptações de quadrinhos estão lá. Discrepância de qualidade nos efeitos visuais, sendo alguns ótimos, como os itens projetados pelo anel, e outros soam ridículos, como o designer do planeta Oa. O roteiro não consegue aprofundar as relações do demais personagens, afinal, há tanta coisa pra falar do protagonista que não sobra mais tempo pra ninguém. E a trilha sonora ineficaz, afinal, um herói novo precisa de um tema. De um som que o conecte imagéticamente na cabeça dos espectadores. Se você escutar esse tema, composto por John Willians, você se lembra de quem? Claro, ainda falta muito para que filme chegue aos pés de um Batman - O Cavalheiros das Trevas, mas foi um começo agradável.

Lanterna Verde funciona como entretenimento e lhe convida educadamente a assistir as possíveis continuações. A discussão entre medo e força de vontade pode render boas reflexões sendo bem trabalhadas nos próximos filmes. Agora resta saber se a DC vai levar aos cinemas o universo, por vezes sombrio, que habita as HQs do herói.


Lanterna Verde (Green Lantern - 2011)
Direção: Martin Campbell
http://www.imdb.com/title/tt1133985/

Gilvan Marçal - gilvan@gmail.com 
-

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.