Header Ads

Zona de Risco

Através de Old Boy, Chan-wook Park ganhou notoriedade no mundo cinematográfico e impulsionou de vez o cinema sul-coreano para o mundo. Embora seja um excelente realizador, suas obras carecem de boa distribuição. Felizmente, chega às locadoras brasileiras Zona de Risco, primeiro longa da sua carreira.

A trama se passa na fronteiras entre as duas Coréias. Após um incidente, dois soldados norte-coreanos são assassinados. O principal suspeito é um oficial do exército sul-coreano. A perícia conclui que onze balas atingiram as vítimas e outras cinco foram encontradas na arma usada. Constata-se um problema: apenas 15 balas podem ser carregadas no armamento. Uma equipe suíça é designada a investigar e esclarecer o caso, antes que o tal incidente desestabilize o equilíbrio político da região.

Aparentemente a trama soa fraca, mas o toque de Chan-wook Park transforma o chato em algo muito interessante. O que menos importa é entender quem deu o 16º tiro, mas sim compreender a situação no qual o incidente ocorreu. Ao invés de um thriller de suspense policial carrancudo, o diretor opta por um senso de humor ligeiramente ácido. De certa forma, o filme questiona a imbecilidade da divisão das duas Coréias. São povos tão semelhantes que apenas se distinguem por pensarem diferente. Afinal, ninguém pensa igual.

Alguns espectadores podem ter dificuldade com o ritmo oriental de fazer cinema. Como estamos acostumados ao padrão hollywoodiano, é normal achar o começo meio lento ou chato. É uma questão de adaptação. Mantenha a calma e logo as informações serão apresentadas. O final contundente e as questões que o filme aborda valem a pena.

Merece menção a atuação deliciosamente engraçada de Byung-hun Lee, que já tinha demonstrado talento no excelente Memories of Murder. Ele interpreta o sargento norte-coreano Lee Soo-hyeok, personagem essencial para a trama. Para melhor identificá-lo, ele é o que ajuda a desarmar a mina terrestre.

Zona de Risco não é um grande filme, mas demonstra claramente o talento de Chan-wook Park a nos convidar a reflexão. Seu mérito está em mostrar a situação e o sentimento de um mesmo povo dividido por duas nações. Quando eu iria parar para refletir sobre quão sofrida é a divisão das duas Coréias? Agora faz sentido, após assistir ao filme, a felicidade dos atletas sul e norte-coreanos que entraram juntos na abertura das Olimpíadas de Sidney. O mesmo pode ser dito dos alemães. Acredito que a grande pergunta do filme seja: por que nos dividir se no fundo somos todos iguais?

[Agora é torcer para que as distribuidoras lancem as outras obras de Chan-wook Park, Sr. Vingança em DVD e Lady Vingança nos cinemas.]


Zona de Risco (Gongdong gyeongbi guyeok - JSA / Joint Security Area - 2000)
Direção: Chan-wook Park
Elenco: Yeong-ae Lee, Byung-hun Lee, Kang-ho Song, Tae-woo Kim, Ha-kyun Shin, Christoph Hofrichter, Myoeng-su Kim, Tae-hyeon Kim, Herbert Ulrich.

Gilvan Marçal - gilvan@gmail.com

Um comentário:

  1. Carqa, você se confundiu legal, o Lee Byung-hun não participou do Memories of Murder.

    Ele é, por exemplo, o soldado doidão de "My Sassy Girl" e o gangster protagonista de "A Bittersweet Life".

    ResponderExcluir

Tecnologia do Blogger.