Header Ads

Dicas de DVDs

Julho está aí, tempo de férias para alguns. O Cinesequencia disponibiliza algumas dicas de DVDs. São filmes interessantes que passaram desapercebidos pelo público, mas que ganham uma nova chance nas prateleiras das locadoras.

Wolf Creek – Viagem ao Inferno
Um dos melhores filmes de horror desde a versão americana de O Chamado. Deixa de lado o susto fácil recorrente nas recentes produções do gênero e constrói um clima tenso através de uma trama plausível, baseada em fatos reais. O ritmo mais lento pode desagradar aos mais ávidos por mortes e sangue, mas o resultado final é compensador. Após assisti-lo você irá repensar o famoso conselho materno: “não fale e não aceite nada de estranhos”.



Exorcismo de Emily Rose
Uma junção ousada e interessante de horror com filmes de tribunal. O exorcismo malsucedido em Emily Rose provoca a morte da garota. Um inquérito é aberto para apurar o falecimento e tem como suspeito o padre responsável pelo exorcismo. O maior mérito do filme está em discutir a existência ou não do mal através do embate entre a racionalidade e a fé. Não espere jatos de vômito ou cabeças girando, mas preste atenção na seqüência do exorcismo. É de arrepiar.


Vôo Noturno
Mais um exemplar da velha mentira do cinema hollywoodiano – quando o trailer é melhor que o filme. O primeiro ato é bem instigante e dá mostra do talento que Cillian Murphy ainda pode proporcionar ao cinema. Infelizmente, a direção Wes Craven se entrega aos clichês e aos absurdos. É difícil não rir de um vilão que insiste em sobreviver mesmo tendo o pescoço perfurado por uma caneta. Melhor que isso só o lança-mísseis escondido no mar.



O Galinho Chicken Litle
Com o sucesso da PIXAR, os estúdios resolveram investir nas animações computadorizadas. Um grande número de produções desembarca nos cinemas e nas locadoras, mas nem sempre dotadas de qualidade. Galinho Chicken é esteticamente bem realizado e tem lá algumas piadas engraçadas. Peca por não ambicionar mais profundamente o roteiro e soa demasiadamente parecido com Procurando Nemo . A criançada vai curtir, mas não vai assistir mais que 20 vezes, como já é hábito.


Se Eu Fosse Você
Um desperdício do talento de Tony Ramos e Glória Pires. Não consegue aprofundar nas reais diferenças ou mesmo semelhanças entre o homem e a mulher. A superficialidade do roteiro chega a ser um insulto, vide a cena do decote dos seios de Danielle Winits. Nada contra os seios, mas não conseguiram nem explorar essa perspectiva machista típica do homem brasileiro. Uma pena que a Globo Filmes ache que este é o nível de filme apropriado para a população brasileira. Nem tudo que faz sucesso é bom.


E Se Fosse Verdade
Uma das melhores surpresas do ano. Um romance suave e sem pieguismo excessivo. Flerta com questões espiritualistas e busca refletir sobre a situação humana no mundo moderno. As boas atuações de Mark Ruffalo e Reese Whiterspoon abrandam o caráter reflexivo do filme através de seqüências bem -humoradas. Um daqueles romances ideais para se assistir com a namorada e depois passar horas conversando sobre ele.


Os Reis de Dogtown
Um interessante filme sobre a influência de um grupo de garotos da Califórnia na evolução do skate. O que pode ser apenas do interesse dos amantes do skate na verdade torna-se uma lição universal. A evolução de algo nasce do improviso, da necessidade de ultrapassar uma barreira ou simplesmente pela coincidência. Com a falta de ondas no mar para a prática do surf, os garotos transferiram os movimentos utilizados nas pranchas para os skates. Coincidentemente, na mesma época a região onde residiam passou por um racionamento de água e assim os moradores foram obrigados a esvaziar e não mais encher as piscinas. As piscinas ovais se transformariam em half-pipe. Imperdível.

A Passagem
Uma obra de arte se faz da junção de forma e conteúdo. A Passagem é um filme de uma forma impecável. Os cortes, os movimentos de câmera, a fotografia, tudo que se refere à estética do filme estão majestosos. Entretanto, o conteúdo é muito fraco. Quem já conferiu O Terceiro Olho vai notar uma estranha semelhança no enredo. Plágio ou coincidência? Não sei. Como análise estética é um excelente exercício.

Gilvan Marçal - gilvan@gmail.com

Um comentário:

  1. Parece que o roteiro de "Se eu fosse você" está sendo vendido pra Hollywood...

    ResponderExcluir

Tecnologia do Blogger.