Header Ads

Prévia: Vôo 93

Vôo 93 é o primeiro longa-metragem de ficção sobre os ataques de 11 de setembro de 2001 nos Estados Unidos. Embora nossa curiosidade seja sempre pelo horror ocorrido com as Torres Gêmeas, a trama do filme se concentra no quarto avião que supostamente tinha como alvo a Casa Branca, mas que caiu antes de atingi-la. Dois pontos controversos cercam o que realmente ocasionou a queda. Os passageiros se rebelaram contra os terroristas a bordo ou o avião foi abatido por forças militares? Não se sabe até hoje, mas a excelente direção de Paul Greengrass faz questão de pincelar ambas situações e convidar o espectador a refletir.

Conferi o filme através de uma cópia não-oficial e com legendas mal traduzidas, portanto, este texto é apenas um exercício de primeira impressão sobre o longa. A primeira orientação que faço é: assista-o no cinema. O ritmo inquietante e a tensão criada a partir do choque do primeiro avião ao WTC são sensacionais. Numa poltrona de cinema, que até se parece com a de aviões, este efeito deve ser triplicado.

Greengrass utiliza uma estética semi-documental, o que acaba conferindo ao filme uma verossimilhança surpreendente. Em determinados momentos, tive a convicção de que não estava assistindo a uma obra de ficção e sim a cenas documentais do fato. Quem já pode conferir o sensacional Domingo Sangrento de Greengrass entende este tipo de impacto.

A direção assume uma posição neutra frente à tragédia e não se entrega ao patriotismo exacerbado. Não há cenas com a bandeira americana tremulando sobre o vento. O fato de Greengrass não ser americano (ele é inglês) conferiu um aspecto mais reflexivo sobre a postura americana antes da tragédia. Como há anos ninguém seqüestrava um avião americano, não seria hoje, 11 de setembro de 2001, que alguém ia fazê-lo. Este tipo de prepotência pode ser conferido no filme. Prepotência que se transforma em baderna no centro de comando. No ápice dos ataques os profissionais responsáveis por monitorar o espaço aéreo da região já não sabem quantos aviões estão ou foram seqüestrados. As aeronaves simplesmente desaparecem dos monitores e centenas de vidas também.

Estréia prevista para 1º de Setembro de 2006


Vôo 93 (United 93 - 2006)
Direção: Paul Greengrass
Elenco: Khalid Abdalla, Opal Alladin, Lewis Alsamari, David Alan Basche, Richard Bekins, Starla Benford.

Gilvan Marçal - gilvan@gmail.com

3 comentários:

Tecnologia do Blogger.