Header Ads

Hector e a Procura pela Felicidade

Eu adoro ser surpreendido por filmes, sobretudo, por aqueles que parecem bobos e pedantes, mas no fundo acabam arrancando um grato sorriso ao fim da exibição. É por isso que insisto em ver cinema em doses cavalares. Quero ser desafiado. Gosto dessa sensação de incômodo, de um filme contrariar tudo que sei e assim, me levar para algum outro lugar em que nunca estive antes. Opa, com esse prólogo, Hector e a Procura pela Felicidade tinha tudo para desbancar o meu fascínio pela trilogia O Poderoso Chefão (risos). Não é para tanto, mas como diz a primeira descoberta de Hector: Dica 1 - Fazer comparações pode prejudicar sua felicidade.

Adaptado do livro homônimo do escritor François Lelord, o filme possui um ótimo ritmo e é bem conduzido pelo diretor Peter Chelsom, que tem no currículo filmes pouco notáveis, incluindo Hannah MontanaO fato é que um bom filme começa quando ele o toca, lhe faz sentir algo. A jornada de Hector é bastante agradável, muito em função da estupenda e sensível atuação de Simon Pegg. É bom ficar de olho no sujeito, que parece ser muito mais que um ator de comédias cults besteirol como Todo Mundo Quase Morto. Cada nova descoberta de Hector, acaba não só sendo útil ao protagonista, mas também ao espectador. Aos poucos percebemos que estamos diante um filme de auto-ajuda que tenta traçar uma possível rota para a felicidade. Putz, sem essa. Auto-ajuda? Tô fora. Quando você perceber já será tarde. Você e Hector já estão de mãos dadas nessa deliciosa jornada. Dica 6: evitar a tristeza não é o caminho para a felicidade.

Entre flores e cinzas, entre o amargo e o doce, Hector e a Procura pela Felicidade é apenas uma discussão filosófica bem leve, e talvez superficial, sobre como caminhar ao encontro da felicidade. A conclusão é óbvia: ela está sempre perto de você, mas por uma burrice inexplicável, teimamos em não perceber. Não tenha medo, pois ele impede a felicidade, diz a dica 11. Oscar Wilde dizia que "viver é a coisa mais rara do mundo, e a maioria das pessoas apenas existe". Então, sinta-se vivo, diz a dica 12. Seja amado pelo que você é, diz a 9. E sempre que estiver feliz, saiba comemorar, diz a 13. Essa cartilha de 15 dicas proposta pelo filme talvez não lhe mostre o caminho da felicidade, mas pode, quem sabe, acender o lampião para que você comece a sua jornada, bem cedinho, antes do sol raiar.



Hector e a Procura pela Felicidade (Hector and the Search for Happiness - 2014)
Direção: Peter Chelsom
http://www.imdb.com/title/tt1626146/

Gilvan Marçal - gilvan@gmail.com
-

Um comentário:

  1. A procura pela felicidade pode ser angustiante. Bem legal ver a questão abordada com bom humor! Tem uma crítica em
    www.artigosdecinema.blogspot.com/2015/07/hector-e-procura-da-felicidade-hector.html

    ResponderExcluir

Tecnologia do Blogger.