Header Ads

Babadook

Não é tão simples tentar algo novo ou refrescante no gênero do terror. Babadook é um filme estranho que a cada passo, a cada cena, causa ainda mais estranhamento ao espectador, contudo, ele se sente instigado a entender o que de fato é BABADOOK. O filme de estréia da diretora Jennifer Kent possui um nível de arrepio que a muito tempo eu não experimentava. Atualmente, alguns realizadores acham de terror é simplesmente assustar o espectador, o que não é uma tarefa assim tão difícil hoje em dia com todos adventos tecnológicos e recursos audiovisuais. Kent consegue construir uma história angustiante a partir de uma premissa bem infantil - filme de "bicho papão".

O maior mérito de Babadook é a maneira como lida com o suspense envolvendo a psique dos protagonistas, mãe e filho. Em um primeiro momento o espectador vai pensar: que menino pirado é esse? A trama avança um pouco e ele diz: a mãe também é doidinha de pedra. Será loucura ou dificuldade dos protagonistas entenderem e enfrentarem o desconhecido? Junte ao molho desse enredo as dificuldades sociais de uma mãe solteira para cuidar do filho hiperativo e uma tragédia familiar que por mais que se tente esquecer, ela sempre volta à tona. O filme tem camadas bem densas e o referido bicho papão entra como a cereja do bolo, jogando ao chão aquilo que já estava prestes a ruir. O longa vale muito a pena, não só pela saborosa esquizofrenia narrativa, mas também pelas atuações avassaladoras de Essie Davis, como a mãe, e Noah Wiseman, o garotinho. Atuações desse nível no gênero horror são raras,

No ato final Babadook começa a trilhar um caminho chato e previsível do final feliz, mas novamente somos surpreendidos com algo ainda mais estranho, que nos faz perguntar: o que é então esse Babadook, se não é um bicho papão? Minha aposta: o espirito errante do marido que morreu de forma trágica e estranha. Adoro filmes que desafiam a minha compreensão e, de quebra, me fazem pensar duas vezes antes de ler um livro infantil.



The Babadook (2014)
Direção: Jennifer Kent
http://www.imdb.com/title/tt2321549/

Gilvan Marçal - gilvan@gmail.com
-

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.