Header Ads

Hellraiser - O Retorno dos Mortos

Seção Caixão do Ivão

Se Freddy e Jason dominaram as telas dos cinemas de horror da década de 80, os anos 90 foram dos Cenobitas, demônios do ótimo filme de Clive Baker ‘Hellraiser’. A verdade é que o filme teve suas inevitáveis continuações, a 2ª e a 3ª (Inferno na Terra) conseguiram manter o nível, a 4ª (Herança Maldita) é ridícula. Já a 5ª (Inferno) é excelente, a 6ª (Caçador do Inferno) eu nem vi, nunca consegui encontrá-lo nas locadoras Este é o 7° filme da franquia Hellraiser, e não passa de mais uma continuação bastarda caça níqueis lançado direto para o mercado do vídeo.

A trama é a seguinte, uma jornalista acostumada a fazer reportagens sobre o ‘submundo’ é recrutada pelo seu chefe para investigar um grupo que supostamente tem o poder de ressucitar os mortos. Ela vai então para a Romênia e começa a investigar, juntando as peças de um quebra-cabeças, ela descobre a ‘Caixa’, esta que tem o poder de abrir as portas do inferno e trazer os Cenobitas (principalmente PinHead, aquele com os pregos na cabeça), e esta caixa é a chave para o poder do grupo de trazer de volta a vida, os mortos. O problema do filme é que o roteiro não funciona, o fato do grupo trazer de volta os mortos é totalmente sem sentido a trama, ele não se encaixa no filme. Os bons efeitos especiais e de maquiagem não conseguem cobrir os furos do roteiro, que tenta ser ‘alternativo’, ou seja, complicado, sem muitas explicações, mas totalmente sem rítimo e sem sentido. Os Cenobitas passam a ser meros coadjuvantes na trama e quase não aparecem no filme. A atriz principal se esforça para criar uma personagem forte, acostumada a vencer desafios, mas pertubada pelo passado, porém se esforça demais, e sua atuação acaba sendo comprometida pelo exagero.

O filme pega carona na moda dos recentes filmes sobre zumbis lançados, criando a questão de vida após a morte. Porém o roteiro fraco e sem rítimo faz com que o filme seja mais um desses condenados ao limbo das prateleiras de locadoras. Enquanto ‘porcarias’ do gênero como essa são lançadas por aqui, vários exemplares europeus e asiáticos ainda estão esperando a sua chance de assombrar o Brasil. E já foi lançado lá fora a 8ª parte (HellWorld), em breve deve ser lançado por aqui também.


Hellraiser – O Retorno dos Mortos (2005 – EUA/Romenia)
Direção – Rick Bota
Elenco: Doug Bradley, Kari Wuhrer

Ivo Costa - Ivodcs@gmail.com

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.