Header Ads

The Get Down - 1 Temporada

Quando das primeiras notícias que Baz Luhrmann (Moulin Rouge) estava envolvido com a Netflix para desenvolver uma série sobre música negra americana, meus dedos já coçavam. Virou uma ferida quando soube que ele ia contar um pouco sobre o nascimento do RAP e o Hip Hop. Com apenas seis episódios The Get Down não é apenas um assombro visual, estético e musical para a indústria do entretenimento, mas também coloca o sarrafo lá em cima mostrando que é possível fazer algo de bom gosto, divertido, com contexto histórico e alfinetando nosso presente e o futuro.

Claro em que se tratando de Luhrmann e sua trupe, o exuberante designer de produção, com figurinos, maquiagem, cabelos da década de 1970 parecem algo um tanto deja vu. Eles sempre acertam. Ainda assim ficamos babando com tudo aquilo pulsando visualmente na tela. A trilha sonora é black até o talo, passeando pela disco music, doses de rap, um Michael Jackson ali, um James Brown acolá. Coloca tudo no liquidificador, bate, acende um cigarrinho do capeta e curte a vibe. É soul mannnnnn. O grande acerto está na escolha pra lá de feliz, melhor dizendo, mágica, do elenco. Uma mulecada boa que nos faz embarcar nos dramas e angústias das personagens e nos leva pela mão para um passeio pelo velho e nostálgico bairro do Bronx.

Eles sempre foram marrentos esses rappers!!!

Mas o eficiente roteiro vai além e mostra que The Get Down não é sobre negros e a escalada surreal do Hip Hop na cultural musical do planeta, é sobre uma Nova York de excluídos. Os latinos, os gays, os artistas de rua ( grafiteiros), todos que querem um lugar ao sol, mas que graças à universalidade da música, ganharam algum tipo de representatividade.

É possível ser um excluído e viver no mundo deles, dos ricos, dos poderosos, dos brancos? Essa é a pergunta deixada no sexto episódio e que fecha a mid-season.  A resposta já sabermos, pois nem Michael Jackson e James Brown conseguiram plenamente viver em meio a eles o que dirá Mylene e o garotos do The Get Down Brothers. Ansioso por mais música e mais episódios.

Ps.: E não é que fazem uma menção a outros excluídos na série ao mencionar a origem do punk e os Ramones. Espetacular o trabalho de pesquisa da série.



The Get Down (2016)
Criação: Stephen Adly Guirgis, Baz Luhrmann
http://www.imdb.com/title/tt4592410/

  Gilvan Marçal - gilvan@gmail.com
-

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.