Header Ads

A Colina Escarlate


Filme de Guillermo del Toro e tem fantasma? Todo mundo foi correndo ver, já esperando um novo A Espinha do Diabo. O marketing vendeu um conto de horror, mas na verdade A Colina Escarlate é um interessante suspense com serial killers, mas de época. Creio que a boa estima que o público e crítica tem pelo nome de del Toro parece impedir que o diretor realize obras menores, mesmo sendo bem feitas.

O maior problema do longa é o uso pouco expressivo dos fantasmas, apesar do roteiro deixar explícito no seu contexto que os fantasmas devem ser encarados como uma metáfora. Se o uso irregular dos fantasmas quebra um pouco o clima e a expectativa do longa, é com satisfação verificar a trama amarga de dois golpistas, que no fundo brinca dizendo que assassinos seriais, assim como Jack, o estripador, vêm de longo tempo.

O acabamento estético do filme é espetacular, e me remeteu à A Mulher de Preto, que apesar de irregular, criava um clima assustador com sua estética de época. Em A Colina Escarlate esse ótimo tratamento visual não tem função de ampliar o susto, pois não há intenção em assustar. Serve como moldura para a história. Nota para a mansão da referida colina, em que caem folhas secas e neve no meio da sala. Só uma menina burra e apaixonada para não notar que aquilo era uma furada.

O potencial do filme é muito maior do que é entregue por del Toro e sua trupe. Os fantasmas das outras mulheres poderiam ser melhores explorados e os fantasmas das mães, tanto de Edith (Mia Wasikowska) quanto dos irmãos Sharpe (Jessica Chastain e Tom Hiddleston) não dizem a que veio. Eu teria excluído os seres fantasmagóricos. As atuações de Chastain e Wasikowska também não ajudam. A Colina Escarlate mesmo com tantos desacertos continua interessante e nunca soa chato. Del Toro queria fazer algo além de um filme de fantasma. Experimentou e nem tudo deu certo, mas não inviabilizou uma boa experiência.



A Colina Escarlate (2015)
Direção: Guillermo del Toro
http://www.imdb.com/title/tt2554274/

  Gilvan Marçal - gilvan@gmail.com
-
Tecnologia do Blogger.