Header Ads

Project Greenlight

Matéria retirada do excelente blog - http://16por9.blogspot.com
Para quem gosta de cinema é um blog obrigatório.

Project Greenlight é um reality show criado pelo trio responsável por "Gênio Indomável". Ben Affleck, Matt Damon e o produtor Chris Moore. No programa eles selecionam o roteiro de um escritor iniciante e para comandar a produção escolhem um diretor estreante. É um reality show, então, obviamente, eles filmam tudo. Desde a seleção, passando por reuniões de pré-produção, até a filmagem e a pós. O programa tem parceria com a Miramax, que banca o filme com 1 milhão de dólares. Bem... é Hollywood, certo? Então, pra começar, os produtores mandam em tudo. Tudo.

É sempre muito bom ver o diretor brigando para manter sua visão e lutando para botar um ponto final nas revisões de roteiro. Porém, essas "brigas" (que as vezes se transformam em brigas, sem aspas) podem ser muito constrangedoras quando um diretor iniciante tenta enfrentar um produtor experiente. E nem vamos falar sobre os executivos da Miramax que tomam todas as decisões do escritório. O legal do Project Greenlight é que ele entra na produção. Ele mostra a interferência dos produtores e dos executivos do estúdio, as discussões, demissões, os conflitos, etc. E o programa não se intimida quando precisa mostrar os produtores como os vilões da história, o que eles, não raro, realmente são.

Da primeira e segunda temporadas a impressão que me ficou sobre o produtor Chris Moore foi a pior possível. Nunca vou me esquecer de uma vez, durante a filmagem de "The Battle of Shaker Heights" (segunda temporada), em que ele está parado atrás do monitor, opinando sobre a atuação da atriz. Na verdade, opinando é muito leve. Ele está fazendo observações e impondo-as. E outra, durante a pós-produção deste mesmo filme, em que ele fala para a dupla de diretores: "Agora, vocês só tem que se preocupar com a vontade do estúdio". Porém, durante a terceira temporada (a mais recente até o momento) ele parece um cara bem sensato (ainda que tenha ficado do lado do estúdio na decisão do roteiro).

Atualmente o terceiro filme produzido (agora pela Dimension Films, braço da Miramax) está em pós-produção. A seleção desta terceira temporada do Project Greenlight foi bem clara desde o início: já que os dois primeiros filmes não foram bons, agora vamos fazer um filme de gênero. O raciocínio dos caras é simples: A Miramax estava dando 1 milhão de dólares pra eles e nenhum dos dois primeiros filmes lucrou um centavo. Para não correr o risco de perder o patrocínio da Miramax, eles estão apostando em um filme comercial, com o intuito de fazer dinheiro e agradar um poucos os executivos. O gênero escolhido foi o terror. O nome é "Feast" e é um filme de monstro. Wes Craven participou da seleção dessa terceira temporada, mas, apesar de ter permanecido neutro, não concordou com a escolha do roteiro.

Project Greenlight é uma ótima série onde podemos acompanhar de perto uma produção Hollywoodiana. As duas primeiras temporadas passaram na HBO Brasil, já que passava na HBO lá dos EUA. Infelizmente a terceira temporada foi para o Canal BRAVO, ou seja, nada de PG para nós brasileiros. E-Mule quem?

Pra fechar, quero dizer que virei fã do Matt Damon depois de assistí-lo na série. O cara realmente faz cinema por paixão e é incrível vê-lo discutindo com os executivos da Miramax e da Dimension quando os caras queriam escolher o roteiro que ia fazer mais grana. Infelizmente, como sempre, o estúdio falou mais alto.

Site oficial do Project Greenlight

por Alexandre Gomes - http://16por9.blogspot.com

Um comentário:

  1. Blog with the Best
    Ever wonder what African American scholars are thinking? Sure, when a fresh controversy makes headlines or a new study shocks us with worrying statistics, a black professor will appear on TV or be quoted in ...
    Hey, you have a great blog here! I'm definitely going to bookmark you!

    I have a
    better than sex cake
    site. It pretty much covers better than sex cake related stuff.

    Come and check it out if you get time :-)

    ResponderExcluir

Tecnologia do Blogger.