Header Ads

A Visita

M. Night Shyamalan é um diretor com ideias brilhantes, mas que tropeça em lapidá-las pouco. Entre uma ideia original até chegar em um filme fabuloso, como ele mesmo já fez em O Sexto Sentido e O Corpo Fechado, há um abismo gigantesco que precisa ser transposto com muito trabalho, sobretudo aparando as arestas do roteiro. A Visita é mais um filme interessante do indiano, que só não é maior e mais impactante por pura preguiça.

O que irrita nos trabalhos de Shyamalan é que as produções são boas e quase sempre contam com um elenco talentoso, muitas vezes pouco explorado pelo diretor. O quarteto base da trama, os dois avós e os dois netos são compostos por ótimos atores, destaque para a avó doida de pedra (Deanna Dunagan) e o hiperativo neto, com o ótimo Ed Oxenbould. Como é que o cara erra com um elenco desse?

Os primeiros dois atos de A Visita são bem executados e ficamos tão boquiabertos quantos os netos com o estranho comportamento dos avós. "Ah, eles são velhinhos, é coisa da idade." Com essa afirmativa a trama vai relevando as maluquices do casal idoso e o espectador vai ficando cada vez mais desconfiado e pensa: tem algo errado com esses coroas. O longa soa tão saboroso que até a estética de câmeras amadoras (found footage) é muito bem executado, algo raro ultimamente. O problema se dá na grande revelação e a conclusão da trama. O roteiro joga um monte de coisas na tela e, fim. Acabou o filme.

Com um pouco mais de esmero, A Visita poderia figurar como um dos suspenses/horror mais inusitados da temporada. A ideia é ótima, mas a execução vira quase um desastre, sendo salvo pelo talento do seu elenco. Já vimos o mesmo erro em Sinais, A Vila e Fim dos Tempos, e parece mesmo que Shyamalan não aprende. Acho que está na hora de mandar ele descansar e passar uma temporada com os avós, você não acha? Vai que os velhinhos são pirados também e tem um poço por lá.



A Visita (2015)
Direção: M. Night Shyamalan
http://www.imdb.com/title/tt3567288/

  Gilvan Marçal - gilvan@gmail.com
-

Tecnologia do Blogger.