Header Ads

7 Caixas

E o cinema paraguaio mostra suas garras com o interessante 7 Caixas, longa metragem de estreia dos diretores Juan Carlos Maneglia, Tana Schembori. Assim como o cinema argentino o enredo da trama é bem simples, mas muito consistente. O jovem Victor é carregador de uma grande feira ao ar livre, que fascinado por comprar um celular, faz de tudo para ganhar seu dinheiro, até mesmo transportar um carga secreta e suspeita, dividida em 7 caixas.

O longa é um suspense eficiente e prende o espectador no seus bons 100 minutos de duração. A dinâmica da montagem e a trilha sonora remetem a estética rebuscada e deliciosa de Cidade de Deus, o que já é um baita elogio. Fica evidente que as tais sete caixas escondem algo estranho e talvez ilícito, na qual Victor foge, se esconde e corre riscos para proteger. Tudo isso em troca de um nota rasgada de 100 dólares.

Algo interessante que o roteiro e a direção exploram é o encantamento do jovem Victor pelo cinema, sobretudo o gênero de ação. Ele sonha aparecer na telona, ou na telinha da TV, ou ainda que seja numa telinha muito menor, de um celular que filma. Ele quer ser ver dentro daquele espetáculo de ação, tiros e sangue. E não é que ele consegue. A última cena do filme é emblemática ao ironizar a espetacularização da violência na TV e no cinema. E depois do que Victor passou, você não acha que ele faria tudo de novo para ter seus 15 minutos de fama, outra vez? Claro, não é.



7 Caixas (7 Cajas - 2012)
Direção: Juan Carlos Maneglia, Tana Schembori
http://www.imdb.com/title/tt2333598/

Gilvan Marçal - gilvan@gmail.com 
 -

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.