Header Ads

Operação Invasão 2

Após o estrondoso sucesso Operação Invasão (The Raid: Redemption) era compreensível e natural a continuação desse bom filme de ação e lutas marciais.  Em Operação Invasão 2, Rama (com o impressionante ator-lutador Iko Uwais) apesar de conseguir sair vivo do fatídico prédio do primeiro filme, seu ato de heroísmo foi só o estopim de algo muito maior, a ira das organizações criminosas da Indonésia. Se no primeiro fiquei impressionado com as coreografias nas lutas e a intensidade da ação, nesse segundo capítulo as sequência são de tirar o fôlego e com um trabalho de posicionamento de câmera e edição quase alucinógeno.

Claro que é um filme de porradaria e muito sangue. Talvez não apeteça grande parte dos cinéfilos, mas não deixa de ser um espetáculo visual deslumbrante, assim como foi em O Tigre e o Dragão, Herói,  e O Clã das Adagas Voadoras. É uma grata visão sobre o cinema que se faz do outro lado do mundo. O mais curioso é que esses dois capítulos de Operação Invasão são comandados por um gringo branquelo e competente, Gareth Evans, um apaixonado por filmes de lutas asiáticos.

Operação Invasão 2 parte da premissa de infiltrar Rama dentro de umas dessas organizações criminosas, em que também está envolvida a polícia. Contudo, para que o plano tenha sucesso, ele fica preso dois anos e cria uma relação com o filho de um dos chefões do crime. O longa tem um ar de Conflitos Internos, outro grato filme asiático que teve seu remake americano com o oscarizado Os Infiltrados. Rama se infiltra na organização e busca matar um por um dos chefes. Claro, tudo isso salpicado de socos, chutes, cabeçadas, sangue, muito sangue e hematomas.

O grande problema do longa, assim como no primeiro filme da série, é a ligeira bagunça do roteiro. É tanta conexão de personagens que o espectador pode ficar confuso e ter dificuldade para ligar as partes da trama. Aos poucos as coisas se encaixam, entre um soco ali e um chute acolá. Mas apesar desses escorregões, são 2h30 intensas e que o espectador se pergunta: como é que esse cara vai sobrevir a tudo isso? Ué, se ele conseguiu sair vivo daquele prédio do primeiro filme, não vai sair dessa? A cena após o massacre final, em que Rama está diante de mais uma multidão de adversários com facões na mão, deixa o espectador atônito e desesperançoso. "Agora lascou de vez", eu disse. O diretor Gareth Evans, brilhante, tira o som da conversa entre os personagens e com um clima mudo o espectador tenta decifrar o contexto da conversa apenas pela última sentença dita por Rama: "Pra mim chega". Será que ele cansou de lutar ou a última organização criminosa tentou recrutá-lo e ele não aceitou? Só saberemos disso no próximo capítulo, no já anunciado Operação Invasão 3.



Operação Invasão 2 (The Raid 2: Berandal - 2014)
Direção: Gareth Evans
http://www.imdb.com/title/tt2265171/

Gilvan Marçal - gilvan@gmail.com 
 -

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.