Header Ads

Exist

Ele conseguiu de novo. Após surpreender o gênero do horror com o inventivo A Bruxa de Blair, o diretor Eduardo Sánchez conseguiu outro feito digno de aplausos em Exists. Ampliando a estética de mockmentário, o filme se apropria da modernidade das câmeras GoPro e leva um grupo de jovens na floresta a se encontrar com o pé grande. Tinha tudo para dar errado, mas dá muito certo.

O roteiro não é brilhante, como é de praxe. Mas a dinâmica das ações e a apropriação do uso das câmeras, ao estilo filmes de esportes radicais, deixa o longa com um frescor interessante. Em uma cena um dos jovens está de bicicleta, com duas câmeras, uma no capacete e outra no guidão da bike. De repente, BUMMMMM. A câmera é arremessada para longe. Após o susto conseguimos entender melhor. Não foi a câmera, mas sim o corpo do jovem preso à câmera que foi arremessado. Há uma sensação de urgência deliciosa e a aparição da tal criatura é trabalhada de maneira calma, apenas sugerindo o medo e explosões vorazes para cima dos jovens.

Exists não é um primor, mas executa muito bem o que se propõe. Cria um horror "Gato e Rato" com um ótimo ritmo e com um antagonista crível e amedrontador. Se ele é ou não o pé grande, pouco importa. O que importa é: Fique atento para não atropelar animais quando viajar para o campo. Vai que o bicho atropelado é um outro tipo de animal.



Exist (2014)
Direção: Eduardo Sánchez
http://www.imdb.com/title/tt1988621/

Gilvan Marçal - gilvan@gmail.com
-

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.