Header Ads

Heleno

Após um grande atraso pude apreciar a beleza de Heleno. Opa, não do jogador de futebol galã e encrenqueiro da década de 1940, Heleno de Freitas, mas sim dessa tocante e triste cinebiografia em que não sabemos onde termina a genialidade e começa a teimosia. Dirigido com coragem e primor por José Henrique Fonseca, cuja carreira há poucas obras, mas sensacionais como O Homem do Ano e a minisérie Agosto, o diretor tem que ser muito macho para fazer um filme preto e branco de um jogador quase desconhecido para a grande massa e ainda contar com um dos atores mais solicitado do cinema brasileiro. Pode soar presunçoso e arrogante, mas assim como Heleno, o jogador, Heleno, o filme, se garante e ganha o jogo.

A escolha do preto e branco já dá todo um charme especial para o longa, retratando com elegância e sutileza os cenários das décadas de 1940 e 1950. Destaca-se a equipe de designer de produção e figurino. Mas é óbvio que o centroavante do filme é Rodrigo Santoro, que mostra de maneira brilhante os dois Helenos, da fama ao manicômio. Tenho uma certa resistência a Alinne Moraes, mas seu desempenho não compromete. Fiquei muito feliz com a grande e importante participação de Maurício Tizumba, como enfermeiro de Heleno.

O que me chamou bastante atenção foi o roteiro focar mais no Heleno fora de campo, na pessoa controversa e explosiva que ele era, e não cair na armadilha fácil de mostrar apenas o jogador de futebol. Ele foi o primeiro superstar brasileiro do futebol e, já naquele tempo, fama e dinheiro culminavam em excessos. Carros, mulheres e drogas. Nada mudou muito de lá pra cá. Opa, me engano. Mudou sim. Hoje eles jogam muitos menos. Heleno de Freitas era um jogador tão incrível que até o espetacular Gabriel García Márquez, naquela época um mero cronista jornalístico, já se rendia ao talento inigualável de Heleno.

Há quem diga que, se tivéssemos o Heleno de Freitas na Copa de 1950, teríamos sido campeões. Mas que técnico ia querer um centroavante que aponta uma arma contra ele só por que o sujeito ficou irritado em ficar na reserva? Esse era Heleno de Freitas, genial e genioso. Ainda que tarde teve o reconhecimento devido nessa que é uma das melhores cinebiografias já realizada na história do cinema brasileiro.



Heleno (2011)
Direção: José Henrique Fonseca
http://www.imdb.com/title/tt1720114/

Gilvan Marçal - gilvan@gmail.com
-

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.