Header Ads

Madagascar 3: Os Procurados

As animações continuam sendo o que melhor o cinema hollywoodiano tem a oferecer. Com suas franquias chegando ao terceiro e até ao quarto episódio, como Shrek para Sempre, é natural que a narrativa dê algumas escorregadas e também sofra comparações com os filmes anteriores. Madagascar 3: Os Procurados é bem inferior os dois primeiros longas da franquia, mas entrega uma diversão razoável, que diverte o seu público alvo, a meninada. Uma pena para os marmanjos, pois os famigerados pinguins e o enlouquecido Rei Julien têm um espaço bem menor nesse terceiro filme, o que gera uma queda significativa no nível de sarcasmo que essa personagens propunham aos adultos.

O roteiro não tem a menor vergonha de mostrar Alex, Marty, Melman e Gloria na África e, na cena seguinte, eles já estão na Europa. Ué, como eles chegaram ali? Isso lá importa? A meninada quer ver é ação e explodir em gargalhadas. Nesse sentido o roteiro propicia uma das sequências iniciais mais eletrizantes dos recentes filmes de animação. Claro que é um festival de absurdos e exageros, com uma perseguição em alta velocidade e saltos que desafiam as leis da gravidade, mas convenhamos, é legal demais. A personagem antagonista, a capitão Chantel DuBois, de tão surreal em seus movimentos, mais parece o agente Smith, de Matrix.

A trama acaba se alinhando com uma trupe de animais de circo, o que gera uma piada, levemente irônica, mas que faz uma homenagem ao Circo de Soleil. Contudo, a conclusão do filme soa forçada, afinal, o grupo de Alex passou três filmes tentando voltar para o zoológico de Nova York e, quando chega, tem dúvidas se quer ficar. No fundo eles queriam dizer: o melhor da viagem não é chegar ao destino, é desfrutar a própria viagem. Infelizmente, o enredo não consegue dizer de forma poética aos adultos e, semear nas crianças, que o seu lar reside onde você está. Faltou um pouco mais de esmero na conclusão, algo que Toy Story 3 mostrou que é possível ser feito - ser um desenho emocionalmente maravilhoso. Agora é saber como Alex e companhia vão lidar com o retorno a grande megalópole. Quem sabe o Rei Julien não se torna o Rei de Nova York, gerando diversas confusões. Está aí um mote para o próximo longa.



Madagascar 3: Os Procurados (Madagascar 3: Europe's Most Wanted - 2012)
Direção: Eric Darnell, Tom McGrath, Conrad Vernon
http://www.imdb.com/title/tt1277953/

Gilvan Marçal - gilvan@gmail.com
-

Um comentário:

  1. Eu gostei muito do Madagascar 3, eu ri muito, muito mesmo. Talvez por se tratar de um desenho infantil eu baixe um pouco meu nível de exigência e pense menos tecnicamente sobre; apenas me permito rir e me divertir vendo as cenas hilárias e as confusões nas quais eles se envolvem a todo tempo.

    Abraço

    ResponderExcluir

Tecnologia do Blogger.