Header Ads

Sobe-se os letreiros: Sidney Lumet (1924-2011)

Não sou dado ao sentimentalismo quando do falecimento de pessoas, mesmo as próximas e queridas. Vejo a morte de forma diferente, como parte do processo, como mais um capítulo do livro da vida. Contudo, soltei aquele "poxa vida" ao ler do falecimento do cineasta da qual sempre morri de inveja, o senhor (afinal ele merece todo meu respeito) Sidney Lumet. Minha inveja reside na genialidade desse maravilhoso realizador, que em 1957, debutando como cineasta, após uma brilhante carreira de diretor de peça teatrais off-Broadway e de televisão, fez o mais memorável e inteligente filme que já vi - 12 Homens e uma Sentença (12 Angry Men). Assista o filme completo no YouTube.

Esse filme em preto e branco, que guardo com carinho na minha seleta coleção de DVDs, mudou completamente a forma como eu passei a ver o cinema. Convenhamos, o Cães de Aluguel, do Tarantino, é uma revisão gangster do clássico de Lumet. Baixo custo de realização, poucos cenários, muitos diálogos e bons atores.

Lumet vai emprestar seu talento em outro lugar agora, mas como de costume, não convencionando um estilo seu de filmar, mas dedicando toda sua capacidade para potencializar a estrutura narrativa. Contudo, jovem leitor, ele se vai, mas sem antes deixar mais um filme nota dez, e aqui, cinco estrelas. Veja o último longa desse mestre do cinema, Antes que o Diabo Saiba que Você Está Morto.

O confronto dos 12 homens e um só objetivo



Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.