Header Ads

El Habitante Incierto

O cinema espanhol sempre me fascinou, vide as obras colossais de Almodóvar, e recentemente com os filmes de horror, como no caso de REC. Vez por outra ando vasculhando os filmes produzidos nesse país e há algum tempo venho tetando ver El Habitante Incierto, O habitante incerto, tradução livre.

Felix é um arquiteto bem sucedido que, após o fim de um relacionamento amoroso, acaba morando sozinho em uma imensa casa que ele construiu. Sua rotina triste e solitária é abalada quando um visitante pede para usar o telefone de sua casa, alegando que a cabine telefônica da rua está estragada. No meio tempo em que ele vai a cozinha e volta, o visitante não mais está lá. A dúvida é: o visitante foi embora ou não? Essa dúvida persegue Felix enquanto ele escuta ruídos estranhos por toda a casa.

O trabalho de roteiro e direção de Guillem Morales é digno de aplausos, que conduz o público apreensivo pelos quartos, sala, cozinha, porão, sótão e no coração angustiado de Felix. Dividindo o longa em duas partes, bem distintas, a primeira é repleta de suspense e ação, com excelentes escolhas visuais e estéticas. Já a segunda é uma divertida brincadeira com a tendência humana ao voyeurismo. O filme brinca com as razões de por quê alguém viveria escondido em sua casa. Diante da segunda parte ser mais ambiciosa, ela fica sujeita a mais escorregões. Isso acaba prejudicando um pouco o desfecho do filme, que mesmo sendo um pouco previsível, ainda é muito melhor que os longas de suspenses realizados atualmente.

Como de praxe, Hollywood já está engatilhando um remake, dirigido pelo próprio Guillem Morales, mas com um outro roteiro. Ou seja, espere outra refilmagem sem sal no estilo Quarentena, remake de RecEl Habitante Incierto é um filme tenso e curioso, que convida o espectador a um retorno aos filmes de suspense do passado, ao estilo Hitchcock e Polanski. O trilha sonora do filme é uma descarada homenagem às obras desses dois ícones do gênero de suspense. Ainda que tenha seus tropeços, El Habitante Incierto merece ser apreciado e fomentar algumas discussões de bar: Por que Felix se comporta daquele jeito na segunda parte do filme, tendo passado por tudo aquilo na primeira parte ? Se não sabe do que estou falando, caro leitor, assista o filme.

 
El habitante incierto(2004)
Direção: Guillem Morales
http://www.imdb.com/title/tt0436374/
--

Um comentário:

Tecnologia do Blogger.