Header Ads

Sra Henderson Apresenta

Ótimos momentos tornam a experiência de assistir a Sra Henderson Apresenta bastante divertida. As atuações são excelentes e podem ser consideradas o ponto alto do filme. Judi Dench está impagável, assim como sua melhor amiga, uma idosa sapeca. Bob Hoskins e Kelly Reilly trabalham com competência.

Sra Henderson é uma recém viúva que resolve comprar um teatro como nova ocupação. Contrata um gerente para administrá-lo e juntos montam os espetáculos. Como o sucesso diminui, sra Henderson resolve incrementar o show com mulheres nuas, algo reprovável e incomum na época.

Os diálogos são dinâmicos e cheios de humor. A cena do jantar na tenda, em que sra Henderson tenta convencer o responsável do governo a permitir a nudez em seus espetáculos é hilária. O filme praticamente muda de gênero - começa como comédia, mas com a chegada da guerra, torna-se quase um drama. Sua mudança de tom é justificada, já que é isso mesmo o que a guerra faz com a vida das pessoas. Isso é ainda mais forte no caso de um filme baseado em fatos reais, como este.

O filme de Stephen Frears é divertido e agradável de assistir, mas aborda uma questão altamente controversa. Prover soldados em guerra com entretenimento é mais do que válido; é admirável. Uma das funções da arte na sociedade é justamente essa: entreter, divertir, tirar as pessoas de suas duras realidades para oferecer-lhes um espaço onde possam ser felizes e sonhar. Até aí, perfeito. Mas vender nudez com esse objetivo é inteiramente diferente. O teatro da sra Henderson utilizou-se dos mesmos princípios de alguns programas de televisão que bem conhecemos. Se o ibope está baixo, a solução é expor mulheres nuas. Se a sociedade não fosse tão puritana e enxergasse a nudez com naturalidade, como algo belo, não haveria esse problema. Mas o que acontece na prática é que as mulheres expostas são desvalorizadas, tratadas como objetos. As atrizes do teatro saíam com os soldados que as assistiam e se envolviam com eles, que as usavam como um meio de diversão e sempre voltavam para as suas próprias namoradas. Não há respeito por essa profissão. Sra Henderson acabou por colocar suas atrizes em risco. Ela é apresentada como uma mulher leviana, fútil, a quem falta um pé na realidade, mas o filme trabalha bastante suas motivações, já que seu filho morreu na I Guerra aos 21 anos sem nunca ter visto uma mulher nua. Sua intenção, portanto, era não permitir que isso acontecesse com outros garotos alistados, os quais associava com seu filho.

Sra Henderson, no entanto, é um filme adorável e charmoso. A protagonista e sua amiga divertem o público o tempo todo com frases inspiradas. Ideal para um tarde chuvosa no cinema.


Sra Henderson Aprensenta (Mrs Henderson Presents, 2005)
Direção: Stephen Frears

Elenco: Judi Dench, Bob Hoskins, Will Young, Kelly Reilly, Thelma Barlow, Christopher Guest.

Mariana Souto - souto_mariana@yahoo.com.br

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.