Header Ads

Wolverine: Imortal

Após o trôpego começo da carreira solo em X-Men Origens: Wolverine, o emblemático herói com garras da Marvel conseguiu emplacar um filme instigante e com a beleza e graça típica dos japoneses. Um dos melhores momentos de Wolverine nas HQ retrata sua passagem pelo Japão e a produção acerta em trazê-la para as telonas. Pena que o roteiro da uma derrapada boba e perde a chance de colocar a adaptação no hall das melhores já realizada.

O diretor James Mangold (Os Indomáveis e Johnny e June) tem um desempenho bastante eficiente e consegue retratar a beleza e suavidade japonesa em contraponto ao monstro animalesco na qual Wolverine deseja se libertar. Esse paradoxo é muito bem explorado pela suavidade de Mariko e o desejo de Logan se tornar um homem normal, mortal. Até aí o filme é conceitualmente perfeito. A cena da bomba de Nagasaki é esplêndida. Meus olhos até brilharam ao ver o roteiro explorando a imagem de Jean (Famke Janssen) como uma alucinação/desejo da pisque de Wolverine. Ela é o retrato da culpa, do mal que o animal dentro desse homem provoca a quem se aproxima demais. Pensei: Será que estou diante de um outro Batman - O Cavaleiro das Trevas?

Infelizmente, os tropeços aparecem. Um grande filme de herói precisa de um vilão à altura. O Samurai de Prata e Víbora não chegam a ser oponentes tão interessantes. O que instiga mesmo é o  fator de cura do herói, que é a sua mutação, não estar funcionando. Isso faz dele um homem normal e que pode ser morto. Esse é o verdadeiro oponente adversário de Wolverine. Contudo, o roteiro se acovarda ao estender essa angústia dúbia do herói, que mesmo tentando ser uma pessoa normal, ele sente falta dos benefícios que sua mutação o propicia. Ainda assim o longa é corajoso ao ferir Logan cortando parte de seu corpo (não vou contar). Ou seja, dessa viagem ele saiu de alguma forma diferente e isso irá impactar a continuidade do personagem na saga das telonas dos X-Men. Vale nota para a cena final em que há um link com o próximo filme X-Men: Dias de um Futuro Esquecido.



Wolverine: Imortal (The Wolverine - 2013)
Direção: James Mangold
http://www.imdb.com/title/tt1430132/


Gilvan Marçal - gilvan@gmail.com
-

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.