Header Ads

Capitão Phillips

A nova obra prima do diretor Paul Greengrass, Capitão Phillips, é tão angustiante e dolorosa que não se assuste se você espectador se sentir com náuseas por conta da maresia ou até pedir água no mesmo momento que o sequestrado capitão também pedir. Com um roteiro espetacular e a direção intensa e firme, como é de praxe nos trabalhos de Greengrass, o espectador não só fica imerso dentro da trama, mas também é um marujo no convés capitaneado por Rich Phillips (Tom Hanks). O suspense é tão bem orquestrado que já no começo longa fiz uma referência mental a Cabo do Medo, o que já é um baita elogio.

Para o espectador comum, sem grandes expectativas, Capitão Phillips é um ótimo exemplar do gênero suspense que vai lhe deixar, várias vezes, com o coração quase saindo pela garganta. Mas você cinéfilo verá que por trás desse espetáculo angustiante, há um discurso político forte e sútil.. Roubar é errado, ainda que seja um navio. Mas na Somália, diante de todos os aspectos sociais e econômicos, como bem relata o pirata somali, Muse: as coisas aqui não funcionam como nos EUA. Há muito dinheiro passeando pelo mundo, no ar, na terra e no mar. Os piratas somalis só estão tentando pescar uma ínfima parte desse peixão.

Paul Greengrass tem uma carreira invejável, cujo currículo recente só tem filmes cinco estrelas (Zona Verde, O Ultimato Bourne, Vôo United 93, A Supremacia Bourne  e Domingo Sangrento). Curioso é perceber que Capitão Phillips tem uma sintonia conceitual com as demais obras, em que política, militarismo e terrorismo são temas em comum. O pirata chefe, Muse, insiste em dizer que não é da Al-Qaeda, ainda que ironicamente. Contudo, após a conclusão do sequestro do capitão, não há como garantir que os EUA, em sua eficiência militar, não construíram outro potencial inimigo, ou seja, terrorista.

Será que é preciso dizer que Tom Hanks está, de novo, formidável? Se Hanks se associa a alguma produção, pode ficar de olho, tem algo bom ali. A cena final, após o resgate do capitão, vai tirar lágrimas de alguns espectadores. É bom vê-lo bastante nas telonas, antes que os anos passe e ele se torne uma lenda, pois é isso que ele será.

Capitão Phillips é um filme eficiente e saboroso, porém inferior ao desprezado e excelente Zona Verde. Espero que com a parceria com Hanks, Greengrass suba um degrau acima na indústria cinematográfica e tenha o respeito que já nutro por esse diretor que considero, o melhor e com a obra mais coesa da nova geração.



Capitão Phillips (Captain Phillips - 2013)
Direção:  Paul Greengrass
http://www.imdb.com/title/tt1535109/

Gilvan Marçal - gilvan@gmail.com
-

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.