Header Ads

LOST - A Última Ceia e quem será o traidor ?


 


O  excelente blog Dude, We are Lost, publicou uma curiosa foto promocional da derradeira e última temporada de Lost. A Última Ceia, em Lost, tem Jonh Locke no posto de Jesus - o salvador. Instigante, não? A foto que saiu na edição impressa do US Weekly faz referência a obra de Leonardo DaVinci - clique e compare. Vamos as viagens: Quem é o Judas Iscariotes, ou seja, quem irá trair?

http://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/0/08/Leonardo_da_Vinci_%281452-1519%29_-_The_Last_Supper_%281495-1498%29.jpg

Os apóstolos se agrupam em quatro grupos de três, deixando Cristo relativamente isolado ao centro. Da esquerda para a direita (do ponto de vista de quem está diante da pintura), segundo as cabeças, estão no primeiro grupo: Bartolomeu, Tiago Menor e André; no segundo grupo Judas Iscariotes (cabelo e barba negra), Simão Pedro e João, este o único imberbe do grupo; Cristo ao centro; Tomé, Tiago Maior e Filipe (este também imberbe) e no quarto grupo estão Mateus (aparentemente com barba rala), Judas Tadeu e Simão Cananeu também chamado de Simão, o Zelote, por último.

Com base nisso a posição de Judas Iscariotes seria a de Sayid.

Contudo, há outras leituras da obra prima de Da Vinci, como foi a apresentada pelo escritor Dan Brown. De acordo com o autor há somente onze apóstolos na pintura, sendo a décima segunda, Maria Madalena. O que seria pouco provável do ponto de vista histórico, mas à luz de uma leitura mais cuidadosa dos textos e da intenção de Da Vinci, a razão para tal poderia ser a seguinte:

O discípulo em falta seria Judas Iscariotes que saiu prematuramente da sala onde decorria a ceia (João 13:30 "Ele, tendo recebido o bocado, saiu logo. E era noite.") ficando então apenas 13 elementos à mesa.

Quem está faltando na Última Ceia de Lost, volte e analise...

Sim, ele não está entre os membros da mesa. Estranho, não, Brother?


Te vejo numa outra vida, ou no dia 02 de fevereiro de 2010 - Lost.

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.