Header Ads

Jogos Vorazes: A Esperança - O Final

A saga de Katniss Everdeen chega ao fim do mesmo jeito que começou, de maneira boa, mas muito menor que o potencial da obra literária. O cinema de entretenimento amenizou muito as discussões políticas e enfatizou a ação, o que é natural e lógico. Fico satisfeito com uma saga que proponha um pouco mais que um entretenimento escapista e ganhe três estrelas em todos seus filmes. Ainda não foi dessa vez que vimos uma obra inteligente e espetacular, mas foi uma boa jornada até aqui.

Melhor que o filme anterior, Jogos Vorazes: A Esperança - Parte 1, o longa adota sequências de ação e suspense que dão um bom ritmo à narrativa. Contudo, no ato final, as coisas tropeçam bastante. O primeiro problema da conclusão é: você chorou com o final? Não, mas deveria. Katniss entrou nessa via crucis dos Jogos Vorazes para defender a irmã, no entanto... Perceba como a conclusão não consegue trazer o impacto necessário para estraçalhar o espectador. Ela lutou isso tudo, e não conseguiu atingir seu principal objetivo. Essa linda analogia proposta pela obra literária de Suzanne Collins, que na guerra nunca há vencedores, não tem o peso que o filme merecia. Todo o ciclo dramático do ato final, que culmina na última flechada de Katniss, merecia mais esmero. Algo que nos fizesse chorar.

O maior problema da Saga Jogo Vorazes é que o espectador nunca esteve ao lado de Katniss, seja na arena dos jogos ou nas batalhas da guerra. Ele simplesmente assistiu de maneira passiva e distante, como se fosse um aristocrata da Capital, se entretendo com o sofrimento alheio. O cinemão de Hollywood precisa absorver rápido que o público médio consegue entender sim tramas mais complexas e contextos mais áridos. Vide o sucesso das séries de TV da atualidade.  Não precisa de cena com final pseudo-feliz para maquiar o que de fato é um filme triste. Katniss e Peeta dormindo juntos e sozinhos iria sintetizar bem a solidão e tristeza da saga. Pena que toda coragem que sobrava em Katniss, não inspirou os produtores dessa adaptação cinematográfica.



Jogos Vorazes: A Esperança - O Final (2015)
Direção: Francis Lawrence
http://www.imdb.com/title/tt1951266/

  Gilvan Marçal - gilvan@gmail.com 
-

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.