Header Ads

Horas de Desespero

Horas de Desespero (No Escape) é uma tradução muito mais feliz que o título original em inglês. O longa escrito e dirigidos pelos irmãos Dowdle (do ótimo Assim na Terra Como no Inferno) tem uma sufocante urgência e coloca o espectador com as mãos suadas, clamando para que os personagens consigam sair vivos dessa situação inusitada, mas muito bem construída pelo roteiro. Soma-se ao ótimo desempenho do elenco, com a melhor atuação da carreira de Owen Wilson, à boa direção e as sensacionais cenas (você olha pela janela e vê um tanque de guerra mirando para o seu lado, o que você faz?) e temos um filme redondinho. Mas o longa propõe mais. Uma boa reflexão, ainda que superficial, de como os países menores se sentem explorados pelas grande potencias e as perigosas consequências quando esse países se revoltam.

Pierce Brosnan faz um papel bem curto, mas importante para estabelecer essa ponte entre um filme angústia de perseguição e a citada reflexão. Gosto do sujeito e ele devia fazer mais filmes. A solução da trama é ótima e com uma ironia ácida aos EUA. Os irmãos Dowdle são muito felizes ao construir rimas visuais na distinção entre asiáticos e caucasianos (brancos). Owen Wilson é loiro, tem olhos verdes e usa tênis Nike. Ele compõe o estereótipo clássico do americano. Imagine esse sujeito correndo e tentando se esconder numa cidade tipicamente de asiatísticos. Mais lindo ainda é perceber que um asiático, durante uma passeata contra os americanos, olha Owen no fundo dos olhos e não o entrega. Apesar de estar dentro do grupo, ele não concorda com a forma como o grupo atua. Essa é uma ótima mensagem subentendida da cena. Genial.

Horas de Desespero é um dos melhores filmes da temporada e merece ser conferido. Em tempos em que a intolerância estampa os jornais com os conflitos na Síria e as consequências terroristas por conta da intromissão estrangeira, o longa abre uma discussão salutar, ainda que travestido de filme de suspense com correria. Bom ficar de olhos nos irmãos Dowdle.



Horas de Desespero (No Escape - 2015)
Direção: John Erick Dowdle
http://www.imdb.com/title/tt1781922/

  Gilvan Marçal - gilvan@gmail.com
-

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.