Header Ads

Capitão América 2 - O Soldado Invernal

Se há algo que precisa ser dito sobre a série de filmes do Universo Vingadores da Marvel (Homem de Ferro, Thor, Capitão América e Os Vingadores) é que, mesmo não sendo filmaços, são bem eficientes como entretenimento e consistentes ao integrar todas essas histórias. Capitão América 2 - O Soldado Invernal  é sem dúvida o melhor filme deles, em que o grande herói americano não enfrenta tudo sozinho, afinal, ele é muito mais um líder do que um ser com um força descomunal. São pequenas sutilezas como essa que tornam Capitão América o meu herói favorito do planeta cinematográfico Marvel.

Se o mocinho é sensacional, a ideia do vilão, o Soldado Invernal, é ainda melhor. Para não estragar a surpresa, não vou falar, mas não só é espetacular no filme, como irá render maiores impactos na saga do capitão. Claro que a conspiração dentro da SHIELD é meio bobinha, mas ao menos abriu caminho para que Nick Fury (Samuel L. Jackson) nos dê o prazer do seu charme em uma ótima sequência de perseguição. Outra que se mostra muito melhor é a Viúva Negra (Scarlett Johansson) em que começamos a conhecê-la e desvendar parte da sua misteriosa identidade. Mas o que me deixou bem feliz foi ver Falcão em ação, relembrando a velha parceria dos quadrinhos com o Capitão América.

Há algo no Capitão que me remete a Wolverine, pois apesar de serem fortes, eles podem ser feridos. Tal fragilidade acaba criando uma aproximação com o espectador, afinal, esse cara ainda é um pouquinho como a gente. Não há superpoderes. É no tapa mesmo. Tanto o Capitão quando o Wolverine ganham as batalhas no braço. Tsc, e no adamantium também.

Se havia dúvidas como o Capitão América viveria 70 anos depois do seu tempo, num futuro com celular, internet, mp3 e tênis, ele até se saiu bem. Superior ao primeiro longa, no que tange a narrativa, mesmo que ainda goste muito do visual de época do primeiro, Capitão América 2 - O Soldado Invernal é mais um passo a frente no universo cinematográfico da Marvel. Contudo, ainda necessita se esforçar mais para ter o impacto dos últimos filmes da saga X-Men. Se comparado ao recente X-Men: Dias de um Futuro Esquecido, que também ganhou 4 estrelas, os homens de Xavier estão mais para 4,5 e o Capitão América para 3,9 (arredondando). Ainda há caminho para trilhar e seguirei junto. A Marvel está mudando a história do cinema transportando para as telas seu fabuloso universo concebido nas HQs. Vale a pena acompanhar.

PS.: Não deixe de ver a cena pós-créditos que apresenta dois novos personagens, a Feiticeira Escarlate e Mercúrio.



Capitão América 2 - O Soldado Invernal  (Captain America: The Winter Soldier - 2014)
Direção: Anthony Russo, Joe Russo
http://www.imdb.com/title/tt1843866/

Gilvan Marçal - gilvan@gmail.com
-

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.