Header Ads

As Aventuras de Tintim

O que aconteceria se o "Mestre dos Magos Spielberg" começasse a brincar com o que há de melhor no cinema atual - as animações? Certamente elevaria o gênero para alguns degraus acima, apostaria esse cinéfilo. As Aventuras de Tintim é a concretização de um sonho do diretor, de levar as telas as sensacionais histórias do cartunista belga Hergé.

Vamos a receita: junte Spielberg, Peter Jackson e seus competentes profissionais da Weta, o mestre da atuação em captura de movimentos Andy Serkis, adicione um bom roteiro e um protagonista que tem tudo para render uma nova franquia de filmes. Não esqueça de misturar bem e leve ao forno. As Aventuras de Tintim nem tinha chegado as telas do mundo e já estava rodeado de curiosidade pela junção desses dois renomados diretores, Spielberg e Jackson. O resultado é um filme eficiente, divertido e que, por vezes, possui cenas espetaculares, afinal, a nau é comandada por um velho e astuto marujo.

O longa tem início com uma linda homenagem a Hergé e seus personagens, segue em um clima noir e explode em angustiantes sequências de ação. O ritmo alucinante do filme, infelizmente, não permite apresentar com profundidade os personagens secundários, restando apenas tempo para Tintim, Milu e o Capitão Haddock. Equivoco que pode ser compensado nos próximos filmes. A excelência da computação gráfica dos profissionais da Weta fica ainda mais exuberante sendo conduzida bela batuta do experiente Spielberg. Preste atenção nas transições entre cenas, em que a possibilidades da animação transformam  dunas do deserto em ondas do mar. Outro momento marcante é a sequência de transições de cenas em que Capitão Haddacok conta a fatídica batalha de seu ancestral contra um ataque de navio pirata.

As Aventuras de Tintim reside no terreno em que ninguém no mundo é melhor que Spielberg - entreter os espectadores. Em suma, Tintim é o Indiana Jones. Curioso é que o herói arqueólogo de Lucas e Spielberg foi claramente influenciado pelas a HQs de Tintim. Meu único pesar foi o uso de armas de fogo pelas personagens e até uma cena de morte, o que nem sempre é aconselhável para os filmes cujo público tem mais de 70% de crianças. O início noir do filme deu uma escorregada só nisso. Mas tão logo segue o roteiro, o esperto cão Milu dá o alívio cômico e as risadas voltam a ecoar na sala do cinema.

Certamente Tintim, Milu e Capitão Haddock voltarão ao cinema e um público ávido vai acompanhá-los. Resta saber se após o sucesso da animação, Mister Indiana Jones terá alguma chance de voltar às telas depois do chatíssimo último episódio. Uma ideia melhor, quem sabe eles se encontram dentro da animação?


As Aventuras de Tintim (The Adventures of Tintin - 2011)
Direção: Steven Spielber
http://www.imdb.com/title/tt0983193/

Gilvan Marçal - gilvan@gmail.com -

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.