Header Ads

Guilhermo Del Toro: Cronos e Espinha do Diabo

Guillermo Del Toro ganhou visibilidade e respeito depois do excelente O Labirinto do Fauno. Nada mais natural aos cinéfilos, agora, garimpar os filmes anteriores do diretor, que são um tanto raros nas locadoras. Felizmente, a internet sana parte deste problema. Dois filmes do diretor que merecem ser conferidos é Cronos, de 1993, e A Espinha do Diabo, de 2001.

Cronos

Em 1535 um alquimista constrói um extraordinário mecanismo encapsulado dentro de um pequeno artefato dourado. A invenção, feita para garantir vida eterna ao seu proprietário, ressurge em um antiquário em 1997. Gris fica obcecado com a promessa de vida eterna, mas não percebe que outras pessoas também procuram o invento.

O longa de estréia de Del Toro é bem feito, mesmo sendo visível as limitações orçamentárias para realização do filme. A falta de grana, como sempre, transforma-se em aditivo para a criatividade e o bom gosto. Cronos linka com sutileza a alquimia com os princípios do vampirismo, mas com aditivo sensível e dramático pertinente a todas as obras do diretor. Destaque para a cena hilariante do artista maquiador de defuntos. Como filme de estréia Cronos é um filme muito acima da média, que ganhou o Prêmio Mercedes-Benz no Festival de Cannes.

Download Torrent Filme e Legenda





Cronos (Cronos - 1993)
Direção: Guilhermo Del Toro
Elenco: Federico Luppi, Ron Perlman, Claudio Brook, Margarita Isabel,Tamara Shanath, Daniel Giménez Cacho, Mario Iván Martínez.

Gilvan Marçal - gilvan@gmail.com


A Espinha do Diabo

Durante a Guerra Civil espanhola, um menino de 12 anos é deixado em um orfanato onde é recebido com hostilidade e violência pelas demais crianças e por um funcionário. Lá ele recebe a visita do fantasma de um menino que foi assassinado e que deseja que ele execute sua vingança.

A Espinha do Diabo é um longa eficientíssimo, que cumpre a proposta de horror pretendida e ainda tempera com um tom acertado de drama, mostrando um pequeno recorte da terrível Guerra Cívil Espanhola. A maturidade do trabalho de Del Toro já é perceptível, cinco anos antes de O Labirinto do Fauno, que curiosamente possui o plano fundo. O filme é simples, assustador e com um final de cortar o coração, porém, necessário.








A Espinha do Diabo (El Espinazo del Diablo - 2001)
Direção: Guilhermo Del Toro
Elenco: Marisa Paredes, Eduardo Noriega, Federico Luppi, Fernando Tielve, Íñigo Garcés, Irene Visedo, Francisco Maestre, José Manuel Lorenzo, Junio Valverde.

Gilvan Marçal - gilvan@gmail.com


Resta agora aguardar o próximo trabalho deste mexicano, que particularmente me conquistou.

Filmografia - Guilhermo Del Toro:

2006 - O labirinto do fauno (El laberinto del fauno)
2004 - Hellboy (Hellboy)
2002 - Blade 2 (Blade 2)
2001 - A espinha do diabo (El espinazo del diablo)
1997 - Mutação (Mimic)
1993 - Cronos
1987 - Geometria (curta-metragem)
1985 - Doña Lupe (curta-metragem)

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.